Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Grou-coroado


Generalidades

De voz forte e estridente, esta ave possui belíssimas características. Ao apreciar suas formas, a impressão que se tem é a de que ela nos foi doada pela natureza especialmente para fins ornamentais. O grou coroado alcança grande valor comercial, mas sua criação necessita de grandes banhados e sua reprodução não tem apresentado bons resultados quando é mantido em cativeiro.

Grou é o nome comum de 14 espécies de aves do gênero Grus, da família dos gruídeos e ordem dos gruiformes. Pernaltas de belas plumagens e pescoço longo, estas aves se encontram distribuídas pelo mundo inteiro, com exceção da América do Sul. Costumam viver no norte da Europa, na Rússia e nas grandes planícies asiáticas, migrando no inverno para o sul, até a península ibérica, norte da África e diversas regiões do sul da Ásia. Seu habitat natural é brejos, pântanos, manguezais e zonas de grandes banhados, onde encontram todos os recursos necessários para a sobrevivência.

Entre as espécies mais conhecidas esta o grou comum (Grus grus), o grou cinzento (Grus cinerea), grou americano (Grus americana), o grou coroado (Baleárica pavonina), este último é o que mais tem se adaptado no Brasil, alcançando bons preços no mercado de aves ornamentais. De plumagem muito solta com ornamentos na cabeça, o grou coroado possui colorido vivo, mede cerca de um metro de comprimento e existe em quase toda a África. O sucesso de sua criação para fins ornamentais depende muito de cuidados especiais e ambientes adequados. Por ser uma ave rara no Brasil, matrizes e reprodutores tem sido muito procurados, fato que justifica todo o investimento de produtores em sua criação.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados