Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Faisão


Escolha de reprodutores

É de fundamental importância a escolha de bons reprodutores e matrizes para a qualidade da cultura de qualquer animal. Quando for escolher as matrizes, preste atenção se a ave apresenta-se sadia e perfeita; o peso deve ser, preferencialmente igual ou superior a 1,2 Kg. Antes de realizar a compra, estude as características da raça, para saber se a ave que está comprando apresenta tamanho e características ideais da espécie. A idade ideal para o macho é entre 2 e 6 anos e para a fêmea é entre 1 ano e meio e 5 anos. Dê preferência para as aves mais vigorosas, com penas brilhantese  que não tenham passado por nenhuma doença grave. Sempre que possível verifique a procedência da ave.

O ideal é que os faisões selecionados para a reprodução sejam colocados nos viveiros de reprodução no final do mês de Julho, para que passem pelo período de adaptação antes do período de reprodução e postura, que normalmente é de Setembro a Janeiro. Sempre evite cruzamentos consangüíneos, pois estes podem diminuir a qualidade da sua criação.

Para que não briguem, o ideal é que sejam separados da seguinte forma:

Espécies destinadas ao abate: Um macho e três fêmeas. Devem ficar juntos por cerca de 90 dias, e qualquer fêmea que se mostre mais irritada ou briguenta deve ser descartada.

Espécies destinadas a fins ornamentais: Um macho e só uma fêmea, que devem ficar juntos por tempo indeterminado, pois, dificilmente ocorrerão brigas entre o casal.

Passado o acasalamento, não há problemas em se juntar todos os animais adultos de uma mesma espécie em viveiros comuns.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados