Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Faisão


Alimentação

O sucesso na criação de faisões está diretamente relacionado à qualidade e quantidade de alimento fornecido. O faisão tem uma alimentação bastante variada, desde frutos até insetos e vermes. Segundo Osvaldo Feierabend, criador de aves ornamentais há mais de 18 anos, os faisões podem ser alimentados apenas com água e ração, mas alguns criadores preferem reforçar sua alimentação com fubá, ovos cozidos e verdura. O complemento alimentar, principalmente com hortaliças (folhas de couve, almeirão, alface, repolho) é importante para o bom desenvolvimento das aves. As verduras devem ser picadas e colocadas em um cocho à parte. Os faisões devem alimentados três vezes ao dia e qualquer resto do cocho depois da alimentação deve ser retirado para evitar a fermentação, já que esta se inicia sempre muito rapidamente. É importante lembrar que, se a água for armazenada em cochos, ela deve ser trocada depois de cada alimentação das aves. O bebedouro ideal é aquele automático de inox encontrado em qualquer avicultura.

Logo após nascerem, os filhotes devem receber apenas água limpa e fresca. Após as primeiras 48 horas de vida as aves devem receber ração inicial de frango e apenas a partir do 28º dia devem receber a ração de crescimento. Do 60º ao 150º dia as aves destinadas ao corte devem ser tratados com ração tipo crescimento e verduras a vontade. Após os 150 dias, as fêmeas devem ser alimentadas com ração tipo postura e os machos destinados à reprodução devem receber ração tipo crescimento e ambos devem ter verduras a vontade. As aves matrizes devem receber a ração de manutenção até o final de Julho, antes do período de postura, após esse período, deve ser fornecida a ração de postura.

Pode ser fornecida ração de farinha de sangue em períodos que as aves apresentam maior tendência a brigas, pois assim as agressões mútuas diminuem.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados