Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Cisne


Generalidades

O cisne é uma ave briguenta. Por isso, para cria-lo é necessário que a propriedade disponha de um lago com, no mínimo, 120 metros quadrados para instalar apenas um casal. Apesar da exigência, criar cisnes é uma atividade que, acima de tudo, traz prazer e lucro ao produtor.

O cisne é, sem dúvida, a ave mais elegante dos palmípedes. Voador e de pescoço longo, este animal passa a maior parte do tempo dentro de tanques, lagos ou lagoas. E assim como os patos, gansos e marrecos, os cisnes também são da família dos anatídeos e ordem dos anseriformes. Pelo fato de seu pescoço ser mais comprido que o corpo, podem pegar comida debaixo d'água sem precisar mergulhar o restante do corpo. Para andar são bastante desajeitados e na época de acasalamento não gostam de brincadeiras.

Para se casarem, fazem uma cerimônia muito especial que acontece na água. O casal costuma nadas juntinho e mergulhar a cabeça e o pescoço na água durante varias vezes. Ou então, ficam de frente um para o outro se esticando e levantando o peito e as asas, quase saindo da água.

Os cisnes são monogâmicos e não se separam mais até morrer. Uma de suas principais características é a atenção que dá à educação dos filhotes, que mesmo quando são capazes de nadar e procurar comida sozinhos, permanecem ao lado de seus pais durante aproximadamente nove meses. Estima-se que estas aves possam viver cerca de cem anos.

Uma criação de cisnes exige investimentos altos devido ao espaço que é preciso destinar as aves. A reprodução das espécies em cativeiro ainda não foi possível. Sendo que suas instalações devem imitar, ao máximo, seu habitat natural, ou seja, banhados extensos, lagos ou lagoas. Por isso, no entanto, o animal atinge valores altos no mercado de aves ornamentais, que oferece ótimas perspectivas de rentabilidade para criações de qualquer espécie da ave.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados