Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Cateto


Manejo Reprodutivo

Obtenção do Plantel Inicial

Antes da obtenção do plantel inicial as instalações devem ser inspecionadas e aprovadas pelo IBAMA, em seguida o futuro criador pode comprar os animais de outros criadores, ou, se houver grupo de catetos na propriedade ou em áreas próximas a ela, há a possibilidade de solicitar uma autorização para a captura dos mesmos, para isso, deve – se encaminhar um ofício ao IBAMA descrevendo a situação em que estes animais se encontram junto com uma carta do proprietário autorizando a captura em suas terras, após a aprovação de um fiscal do IBAMA será fornecida uma “Guia de Captura”.

Manejo dos Animais

A criação de cateto é bastante simples, já que na natureza estes animais vivem em grupos mistos e estáveis, podendo ser seguido este mesmo modelo em cativeiro, assim obtendo um fácil manejo.

As fêmeas ficam continuamente com os machos, na proporção de 4 a 5 fêmeas para um 1macho. Esta é a maneira mais indicada porque nessa espécie é impossível reconhecer o cio, não existem brigas fatais na disputa pelas fêmeas, os machos não são agressivos com os filhotes e as fêmeas entram no cio de 15 a 20 dias após o parto (se estivessem separadas dos machos seria muito difícil ter a possibilidade de mais de um parto por ano).

Os catetos costumam reproduzir – se bem em cativeiro, as fêmeas chegam a parir duas vezes ao ano se forem atendidas as exigências nutricionais e comportamentais.

Os índices de mortalidade dos filhotes podem aumentar se a dieta fornecida aos adultos for deficiente em proteína, o que gera canibalismo, ou se for introduzir no grupo indivíduos de procedência diferente.

Um grupo familiar, composto por dois machos e oito a dez fêmeas, deve ser introduzido numa área mínima de 1000 m2. Os filhotes crescerão com os adultos até 20kg em 10 meses.

O ganho de peso dos animais é acompanhado de quatro em quatro meses com pesagens e esta é praticamente a única prática de manejo dos animais.

 

 

Índices Reprodutivos

As fêmeas de catetos são poliéstricas anuais, seu ciclo estral dura em média 23 dias e o cio por volta de 4 dias, a gestação dura mais ou menos 145 dias e podem nascer de um a quatro filhotes por parição, com a média de peso de 680g cada.

Idade de Abate

A idade ideal de abate para catetos  é de 10 meses, quando terão em média 18,5 kg de peso vivo.

Até essa fase, o ganho de peso por dia e a conversão alimentar dos animais está num patamar maior do que nos adultos.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados