Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Cateto


Produção e Mercado

Mercado

Atualmente, não existem dados sobre a comercialização da carne de Cateto, a produção no país ainda é muito pequena, e a quantidade não atende a demanda que é crescente e com boas perspectivas inclusive para exportação. Os preços hoje praticados são muitas vezes superiores ao custo de produção o que mostra que a demanda total está longe de ser atingida.

Os principais compradores de “carne de caça”, são restaurantes e hotéis de grandes centros urbanos, onde a população de classe econômica elevada,  cada vez mais afastada do contato com a natureza, busca compensar este isolamento através do consumo de produtos alternativos, ocorrendo uma maior remunerando ao produtor rural em comparação com o que é pago por produtos convencionais.

Perspectivas da criação

O desenvolvimento da criação de Cateto, foi em parte prejudicada pela criação de Javali, por competirem pelo mesmo mercado e em razão de não haver regulamentação do IBAMA na década de 90 para a criação de Javali que é uma espécie exótica; somente a partir de julho de 1998, com alterações na legislação, o IBAMA passou a controlar a criação de Javali, proibindo a instalação de novos criadouros deste animal e controlando a comercialização. Dessa forma, os produtores rurais passaram a se interessar pela criação das espécies silvestre como o Cateto .

Produtos e Subprodutos

Carne

A carne de Cateto é de excelente qualidade, tanto em sabor quanto textura. Em coloração é mais clara que a de suíno; apresenta carne magra (de 4 a 6% de gordura), com baixos níveis de colesterol e de paladar suave, levemente adocicado e não possui estrias gordurosas presentes na carne de suíno doméstico que pode chegar a 28% de gordura. A carne de cateto é recomendada a pessoas que fazem dieta de emagrecimento ou que precisam controlar o colesterol, por ser mais magra que a de suíno ou a de boi. É recomendada também para pessoas com grande atividade física ou em fase de crescimento por se rica em proteínas.

Couro

O couro de Cateto apresenta uma aparência diferenciada, de beleza ímpar, além de um caimento e leveza perfeitos para confecção de vestimentas como jaquetas e coletes  e, para fabricação de calçados, luvas e até mesmo bolsas e adornos, devido a sua resistência.

Até 1967 (ano da promulgação da Lei de Proteção à Fauna), o Brasil chegava a exportar 700.000 peles de Catetos. A partir da década de 60 e 70, em muitos países sul-americanos a caça de animais silvestres foi considerada ilegal, mas, apesar disso, o tráfico continua a ocorrer.

Hoje, para a comercialização efetiva e legalizada do couro é necessária uma produção razoável para garantir um fornecimento constante aos compradores ou os próprios produtores poderiam associar, processar, industrializar e exportar artigos feitos com o couro.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados