Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Capivara


Instalações

 A criação deve ser completamente cercada, o cercado deve ter no mínimo 1,20 m de altura, pois a capivara consegue saltar ate 1 m de altura.Para aumentar a segurança aconselha-se colocar no topo do cercado uma rede de arame enfarpado.Os postes podem ser de concreto, ou mourões de madeira tratada, a distancia ideal entre eles é de 2 metros. O custo desta construção corresponde a 85% do valor do investimento.

As instalações do criatório deve conter uma tela de 1m a 1,20 m de altura, o mourão  mais uma vez deve ser de madeira tratada (ex. eucalipto).

O sombreamento do piquete pode ser conseguido construindo uma casa de bambu com aproximadamente 1 m de altura, o uso de telhas pode ser uma outra alternativa, embora encareça a confecção, tel sombrite também é indicada.

Um brete de manejo é fundamental, deve ser um pequeno cercado no qual os animais serão presos para serem pesados, sexados, marcados e selecionado para o abate. Deve ficar de 10 a 30 m da água, para que “garantir”ao animal que ele pode fugir quando ameaçado.

As instalações devem ficar numa região plana, facilitando o acesso de veículos, porem deve ficar distante de vias de acesso como pista e estradas. 

Semi-Extensivo e Extensivo

Nos sistemas semi e extensivo, deve se haver uma área de manejo que precisa conter um cocho e brete de contenção. Os requisitos do brete são: ² aberturas amplas, 1 ou 2 cochos cobertos, esses cochos deverão estar separados por divisórias para que animais mais frágeis se protejam, na extremidade do brete haverá um amplo corredor numa ponta que se afunilara aos poucos ate chegar na outra ponta, onde será feito o manejo.

Os cochos possuirão 2m de comprimento, 25 cm de largura e 15 ou 20 cm de altura. Um cocho para o sal mineral precisa ser providenciado e estará sempre a disposição do animal, este sal é o mesmo utilizado na bovinocultura.

O “funil” que se abre aos ser forçado para o lado de fora será usado para a contenção das capivaras, depois que elas entraram não poderão mais sair. Os animais não poderão ser presos por um longo período, contrariando essa regra haverá brigas entre eles.

Como esta área é usada pra retirar o animais que serão abatidos, é conveniente que haja uma parte coberta na qual será construído um cocho e uma área de deposito para facilitar o manejo alimentar com essas capivaras.

Intensivo

Para o sistema intensivo haverá um recinto que deverá possuir um abrigo coberto, para o cocho e a manjedoura. O recinto deverá ainda ter um tanque (2,00 x 1,50 x 0,50m), para banhos. A porta de entrada deve ser larga o suficiente para permitir a passagem de um carrinho de mão. Poderá haver portas de comunicação entre recintos contíguos, que facilitam o manejo dos animais. A parte coberta deverá ser em alvenaria, para que os animais possam garantir a sua privacidade. A área coberta deverá ter aproximadamente 10m2. O restante do recinto poderá ser cercado com tela (do tipo alambrado), com altura mínima de 1,50m. Em casos especiais, recomenda-se a chamada "baia maternidade".

 

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados