Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Capivara


Manejo Alimentar

Capim, que deve ser verde e tenro, vem a ser o principal alimento da capivara. Um animal come cerca de 10% do seu peso vivo por dia (capim). Em seu ambiente natural, a capivara engorda diariamente cerca de 600 a 800 g, em cativeiro esta media chega a 150g. Isso se torna obvio ser pensarmos que ali, eles estarão protegidos dos predadores e terão alimento garantido.

É interessante que se coloque também nos cochos, um suplemento alimentar, para aumentar o ganho de peso, além é claro de facilitar o relacionamento do animal com o tratador. Esta suplementação pode ser feita a base de milho em grão, que além de nutrir, serve de “exercício”para o roedor.Duzentos gramas diários por animal é o suficiente, sal mineral a vontade é outro requisito. Os adultos chegam a consumir 120 g de sal mensalmente.

As gramíneas podem ser oferecidas por meio do corte diário, sendo entregue no piquete ou pastoreio rotativo.A forragem deve ser servida no fim da tarde, quando demora mais pra secar, as capivaras costumar se alimentar este horário. Aconselha-se depositar o alimento as margens dos rios e lagos, na disposição de m circulo grande, assim todos terão acesso à comida.

Orienta-se no mínimo 2 ha de capineiras para cada 30 animais adultos. O sistema rotativo é mais pratico, porem o gasto com cercas é maior. Para este sistema, a área com capim deve ser cercada; e para cada 5 ha. de capineira coloca-se um rebanho de 20 matrizes ou 100 animais. O ideal dividir o piquete em subpiquetes de 1,5 ha. Assim, solta-se o animal em um piquete e quando a forragem estiver baixa, transfere-se o rebanho para outro subpiquete e assim sucessivamente.

 

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados