Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Paca


Saúde

Os fatores que mais afetam o desenvolvimento da paca em cativeiro e que devem ser rigorosamente observados são a limpeza dos recintos e tocas e a qualidade dos alimentos oferecidos, livres de agrotóxicos e em bom estado de conservação e armazenagem.

O controle sanitário executado se restringe a exames de fezes a cada três meses, em que se avalia a necessidade do uso de vermífugos. O médico veterinário é a melhor pessoa para diagnosticar ou prescrever tratamentos para os animais. Ele conhece os melhores tratamentos e está atualizado com novos medicamentos.

A sanidade das pacas em cativeiro é fácil de ser mantida. O que os animais necessitam é a manutenção de baias limpas e confortáveis, tanto em termos térmicos quanto de umidade e ventilação. Nos diversos modelos de recintos, a maior parte do tempo a paca permanece dentro da toca e por isso ela deve ser a mais confortável possível. A toca deve ser inspecionada rotineiramente em busca de umidade e ter palha suficiente para que o animal fique abrigado da luz.

Dentre os problemas sanitários que uma paca pode desenvolver, destacam-se problemas de verminose, que podem ser evitados com a vermifugação rotineira ou mesmo através de exames de fezes ou a inspeção noturna em busca de animais doentes, e as intoxicações alimentares. Portanto a alimentação deve ser de boa qualidade.

As outras doenças que uma paca poderia desenvolver, seriam tratadas de acordo com a necessidade e destacando ainda que não existem vacinas que tratem de alguma doença para paca. A criação deste animal está apenas começando e ainda não existe tecnologia para manter uma ação sanitária preventiva através de vacinas para aplicação em pacas.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados