O mel é produzido a partir do néctar das flores e de secreções de partes vivas de determinadas plantas ou ainda de excreções de insetos sugadores de plantas, que as abelhas melíferas coletam , transformam, combinam e deixam maturar nos favos das colméias. O sabor a cor e o aroma variam de acordo com sua origem botânica, clima, solo, umidade, altitude e até mesmo a mnipulação pelo apicultor podem alterar as caracteristicas do mel.
O mel para as abelhas
O mel é o alimento basico das abelhas e matéria-prima para a produção da cera e geléia real
O mel para o homem
O mel é utilizado como adoçante pelo homem desde a antiguidade, existem hieroglifos egipcios que já relatam as propriedades do mel. Rico em componentes nutritivos e terapêuticos, possui dois açúcares: glicose e frutose; além de importantes sais minerais que são absorvidos no sangue sem que seja necessária a digestão, fornecendo energia rapidamente.
Os efeitos do mel no organismo humano são os seguintes:
Tipos de mel
mel monofloral: quando o mel é produzido a partir do néctar de uma única espécie floral, por exemplo o mel de angico, de eucaliptos, etc.
mel polifloral: quando o mel é produzido de néctar coletado de diversas flores de origens florais diferentes.
Para que o nome da planta apícola possa ser citado no rotulo é necessário que tenha no mínimo 80% de dominância e seja colhido igualmente de uma região com predominância floral na área de visitação das ablhas do apiário.
Composição Quimica do mel
|
Nutrientes |
média em 100g de mel: |
|
Água |
17,1 g |
|
Carboidratos (totais) |
82,4 g |
|
Frutose |
38,5 g |
|
Glucose |
31,0 g |
|
Maltose |
7,2 g |
|
Sacarose |
1,5 g |
|
Proteínas, Aminoácidos, Vitaminas de Minerais |
0,5 g |
|
Energia |
304 Kcal |
|
Vitaminas |
Média em 100 g de mel |
|
Tiaminas |
0,006 mg |
|
Riboflavina |
0,06 mg |
|
Niacina |
0,36 mg |
|
Ácido Pantatênico |
0,11 mg |
|
Piridoxina (B6) |
0,32 mg |
|
Ácido Ascórbico |
2,2-2,4 mg |
Umidade no mel
A presença de umidade no mel é normal, no entanto na presença de ar e umidade excessiva o mel pode fermentar. A umidade ideal é de 16,8 a 17%, o que permite o armazenamento por vários meses; acima de 21% o mel fica sujeito à fermentação em curto espaço de tempo, perdendo muito de seu valor comercial.
Cristalização do mel
A cristalização ocorre pela separação da glicose que é menos solúvel na água do que a frutose e depende dos seguintes fatores:
O mel pode ser descristalizado mediante aquecimento controlado (45 a 50ºC) em banho maria ou sem contato direto com o fogo.
WIESE Helmuth. Apicultura-novos tempos, 2000.