Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Pecuária Orgânica


Bem-estar animal

Sombreamento

Recomenda-se que os piquetes e pastos para bovinos tenham no mínimo 3% de sua área sombreadas, sendo que o índice pode chegar a 15% e o calculo que deve ser feito é ter no mínimo 10 m2   por unidade animal (UA).

As árvores são consideradas a opção preferencial para sombreamento e, em condições de livre escolha, os animais geralmente procuram esse tipo de sombra em lugar de estruturas artificiais. Outra opção ainda pouco conhecida e preconizada mas bastante eficiente quanto a sustentabilidade da pastagem cultivada, é o sistema silvipastoril (silvicultura + pastagem). Embora não haja dúvidas em relação às vantagens do sombreamento vegetal, a arborização é um processo lento, tornando necessário, muitas vezes, lançar mão da cobertura artificial, enquanto as árvores crescem.

O sombrite, estrutura baseada na utilização de redes plásticas, é indicado para regiões onde ocorre uma estação quente definida. As redes plásticas utilizadas atualmente produzem diferentes porcentagens de sombra. Podem ser armadas sobre diversos materiais, tais como postes metálicos, de madeira ou tubos de alumínio.

A altura mínima deve ser de 3 metros e é conveniente que tenha uma inclinação para evitar o acúmulo de água da chuva sobre a rede. Este acúmulo não danifica a rede, mas umedece excessivamente o solo, pois a água se filtra na forma de pequenas gotas. O peso da água também pode danificar certos tipos de estruturas mais frágeis, como as de alumínio. Estruturas fabricadas com esse metal, no entanto, são mais leves e facilitam o deslocamento da sombra para diferentes lugares se houver necessidade. "Quando ocorrer à formação de lama e buracos no solo", por exemplo.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados