Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Pecuária Orgânica


Características do Sistema

Legislação

No Brasil o Sistema de Produção Orgânico é legalmente estabelecido com a Instrução normativa nº 007, 17 de maio de 1999, MAA e na União Européia Regulamento (CE) nº 1804/1999, que define normas claras e detalhadas.

Trabalha com altos níveis de respeito ao bem-estar animal;

Proíbe o uso sistemático de drogas químicas sintéticas como promotores de crescimento, medicamentos veterinários ou outros aditivos químicos sintéticos; assim como o uso de abudos químicos altamente solúveis. 

No mínimo 80% da dieta alimentar deve ser de origem orgânica;

Proíbe o uso de fertilizantes químicos ou agrotóxicos nas pastagens;

O abate dos animais deve ser de acordo com as normas de abate humanitário.

Proíbe expressamente produtos transgênicos em qualquer fase do processo, mas não detalha qual o grau de manipulação e seleção genética permitida.

Tecnologia

A premissa básica para o estabelecimento de um sistema de produção orgânica refere-se ao respeito do zoneamento agrário; em que se objetiva utilizar o solo segundo suas características natas, por seguinte adequar a forrageira a ser utilizada à condições de clima e topografia, como também a espécie e raça animal apropriadas as condições ambientais regionais.

Todas as vacinas obrigatórias exigidas pela defesa sanitária são realizadas, e deve-se utilizar medicamentos homeopáticos e fitoterapticos para a vermifugação e outros tratamentos.

ROFFMAN (1998), elucida; como no caso da agricultura, a pecuária orgânica deve incorporar a visão holística, isto é, entender que o ambiente como um todo onde está se dando a produção animal é parte intrínseca desta e afeta o seu resultado, e por outro lado, que esta só será orgânica se estiver em harmonia com o referido ambiente.

Entendido este princípio básico, a escolha das tecnologias a serem utilizadas torna-se clara, objetiva.

Estas incluem principalmente, propiciar as melhores condições de crescimento das pastagens sem o uso de fertilizantes solúveis, oferecer todos os dias aos animais pasto de qualidade em quantidade suficiente ou o mais próximo possível disto, da forma que os animais gostam, proporcionando-lhes bem-estar, e controlar endo e ectoparasitas por meios outros que a utilização de medicamentos e pesticidas convencionais.

Decorre daí que não são os produtos (tecnologias de produto - adubos, medicamentos, etc), os principais meios para se fazer uma pecuária orgânica, mas o conhecimento dos processos (tecnologias de processo) envolvidos, por exemplo, no crescimento das pastagens ou na proliferação de pragas e doenças.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados