Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Pecuária Orgânica


Generalidades

Introdução

Observamos hoje no mercado internacional uma acentuada procura por carne ecologicamente produzida. Na Argentina milhares de hectares de campo já estão dedicados a este tipo de produção, em especial para o mercado europeu, o que permite supor que também no Brasil existe um mercado potencial para carne certificada como oriunda de produção orgânica (ROFFMANN, 1998).

Neste sentido pode-se demonstrar a pertinência do tema em questão, em citações feitas por LUCHIARI em palestra proferidas no Intercarne - 1999, sob a "existência de um consumidor de carne orgânica".

Segundo ROFFMAN 1998, entre os principais fatores que contribuíram e contribuem para o aumento da procura por alimentos orgânicos, podemos citar: o aumento do conhecimento científico dos efeitos de agrotóxicos e medicamentos no ser humano, no animal e no meio ambiente, de formas alternativas de produção e a maior divulgação deste tipo de informação, o impacto causado pela doença da "vaca louca" na Inglaterra e os seus desdobramentos a nível mundial, e a grande rejeição em relação aos produtos agrícolas transgênicos.

Para ilustrar o atual grau de sensibilização do consumidor quanto aos fatores comentados por ROFFMANN acima, pode-se enumerar abaixo alguns pontos abordados por EIJSINK em palestra proferidas no Intercarne - 1999, sob pesquisa realizada na rede de supermercados Carrefour com consumidores. A pesquisa constatou 5 itens que os consumidores consideram importante nos produtos "in natura", os quais são:

  • Produtos são: sem uso de elementos polêmicos e com garantia de origem.
  • Produtos com sabor: frescos e com maturidade ideal.
  • Produtos com bom aspecto visual.
  • Produtos que respeitem o meio ambiente: ecologicamente corretos.
  • Produtos socialmente corretos: produzidos por empresas que não explorem mão de obra infantil, que dêem boas condições para seus funcionários e que manejem os produtos com higiene.

ROFFMANN (1998), comenta que, em nosso país já existe tecnologia para a produção orgânica de carne e leite, e o mercado para comercialização deste tipo de produto começa a se desenvolver.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados