Observamos hoje no mercado internacional uma acentuada procura por carne ecologicamente produzida. Na Argentina milhares de hectares de campo já estão dedicados a este tipo de produção, em especial para o mercado europeu, o que permite supor que também no Brasil existe um mercado potencial para carne certificada como oriunda de produção orgânica (ROFFMANN, 1998).
Neste sentido pode-se demonstrar a pertinência do tema em questão, em citações feitas por LUCHIARI em palestra proferidas no Intercarne - 1999, sob a "existência de um consumidor de carne orgânica".
Segundo ROFFMAN 1998, entre os principais fatores que contribuíram e contribuem para o aumento da procura por alimentos orgânicos, podemos citar: o aumento do conhecimento científico dos efeitos de agrotóxicos e medicamentos no ser humano, no animal e no meio ambiente, de formas alternativas de produção e a maior divulgação deste tipo de informação, o impacto causado pela doença da "vaca louca" na Inglaterra e os seus desdobramentos a nível mundial, e a grande rejeição em relação aos produtos agrícolas transgênicos.
Para ilustrar o atual grau de sensibilização do consumidor quanto aos fatores comentados por ROFFMANN acima, pode-se enumerar abaixo alguns pontos abordados por EIJSINK em palestra proferidas no Intercarne - 1999, sob pesquisa realizada na rede de supermercados Carrefour com consumidores. A pesquisa constatou 5 itens que os consumidores consideram importante nos produtos "in natura", os quais são:
ROFFMANN (1998), comenta que, em nosso país já existe tecnologia para a produção orgânica de carne e leite, e o mercado para comercialização deste tipo de produto começa a se desenvolver.