Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Ovino


Produtos da criação

É o mais importante produto da exploração extensiva de ovinos. Pode ser classificada de acordo com as características das fibras e a qualidade do velo. Um ovino passa a dar boa lã a partir dos dois anos de idade. A época da tosquia varia de acordo com a raça, o clima da região e com o amadurecimento de certos vegetais, como as leguminosas, cujas sementes aderem ao velo, desvalorizando a lã. De modo geral, é feita uma vez por ano, no início da estação seca, evitando se assim o aparecimento de doenças pela exposição dos animais à chuva. A tosquia manual é feita com tesoura -martelo e a mecânica com maquina de tosquiar. Uma pessoa hábil tosquia manualmente 30 animais em oito horas de trabalho (1 animal/16 min). Com a máquina de tosquiar de uma ovelha pode ser feita em cerca de 6 minutos, de modo que é possível tosquiar 80 a 100 cabeças/dia. Após a tosquia o animal fica muito cansado e em estresse e deve descansar em bom pasto até que esteja recuperado.

Carne

A carne de ovino tem, em média 274 cal/100 g - ou o mesmo que a carne bovina, mas é mais digestível que a carne de bovina e suína. A utilização vai dos 30 aos 18 meses de idade. Os ovinos destinados ao corte são divididos em classes de acordo com a idade e sexo, bem como em tipos, conforme a conformação, qualidade e acabamento.

Classes

- Cordeiro: até 7 meses de idade, de ambos os sexos; peso vivo 15 a 25 Kg, carne rosada e lisa.
- Borrego: ente 7 e 15 meses de idade; peso vivo 30 a 45Kg, carne mais vermelha que a do cordeiro.
- Capão: macho com mais de 15 meses, castrado ainda quando cordeiro; coloração vermelha intensa.
- Ovelha: fêmea adulta com idade acima de 15 meses; P.V. acima de 35 Kg, carne vermelha escura.
- Carneiro: macho adulto, não castrado, com idade superior a dois anos; carne pouco atraente pelo aspecto, consistência e sabor. A carne de ovelhas e carneiros são mais utilizadas para o preparo de embutidos.

Peles

Produzidas por raças especializadas, como a Carakul e obtida de peles de cordeiros nonatos (sacrifica a ovelha antes do parto para retirada do cordeiro, para aproveitar a sua pele especial, denominada no comércio de Breitschawanz), recém-nascidos (Astracã) ou com mais de três semanas (Persianas). No Brasil, a raça produtora de peles resistentes e flexíveis é a deslanada do Nordeste. Podem ser comercializadas verdes, secas ou salgadas. As verdes são as de extração recente, que não sofrem nenhum tipo de tratamento; as secas são secas naturalmente, ao ar, as salgadas, são submetidas a com sal comum A classificação das peles ovinas está sujeita ao Decreto No. 6.921 de 05/03/41.

Leite e derivados

O leite é rico em extrato seco, gordura e matérias albuminóides, indicados para a produção de queijos; a produção chega a 2,5 litros diários (nas raças não - leiteiras 0,5 a 1,0 litro), por 3 a 4 meses. O leite de ovelha se presta a produção dos queijos tipo Cuartirolo, Canestrato e Pecorino (de massa mole, semidura e dura, respectivamente); Roquefort, Gorgonzola e Ricotta.

Esterco

Rico em matéria orgânica e elementos minerais, utilizados depois de curtido (perda de 1/3 do peso)

Tripas

Além de ser utilizada para envolver alimentos, principalmente na fabricação de salsichas e lingüiças, a tripa de carneiro é empregada para a confecção do categute - fio empregado na medicina para suturas.

Cobaias

Utilizados para experimentação na área de cirurgia e para obtenção de sangue, utilizado para pesquisas na área de imunologia e como complemento para testes com finalidade diagnostica na área de patologia clinica (hemáceas de carneiro)

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados