Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Melhoramento Genético


Melhoramento genético animal

Com os novos rumos do comércio ao nível nacional e internacional, e o aumento da competitividade na busca de novos mercados, a produção de alimentos, tende a buscar saídas para um crescimento em quantidade e qualidade. Assim, o estudo do melhoramento genético se mostra fundamental para um progresso destas atividades. O melhoramento genético animal, tem como objetivo principal a utilização da variação genética entre os indivíduos, para aumentar qualitativa e quantitativamente a produção dos animais domésticos (TONHATI,1998).

O melhoramento animal, apesar de ter a sua fundamentação teórica desenvolvida há alguns anos, recentemente tem recebido grandes contribuições que são as principais responsáveis tanto pela expansão quanto pelos progressos genéticos que têm sido observados nas mais diferentes espécies de animais domésticos explorados comercialmente, já que o mercado exige que aconteçam melhorias.

Fundamentalmente, a melhoria genética se processa com base na escolha correta daqueles que participam, ou melhor, daqueles aos quais é dada a possibilidade de participar, do processo de constituição da geração seguinte. Isso vale para a escolha dos indivíduos que produzirão filhos, ou mesmo, para escolha de raças.

Papel do melhoramento genético animal

O melhoramento é considerado importante por representar resultados de longo prazo. É fundamental ter consciência de que o momento, apesar de ser propício para se fazer modificações no setor, sinaliza que qualquer falha pode ser extremamente maléfico em relação a novas tecnologias. É importante ressaltar que os erros na tomada de decisão serão penalizados, ficando o lucro muito reduzido ou mesmo nulo.

Critério de seleção vs objetivo-fim de um programa de melhoramento genético

Um programa de melhoramento genético, para que haja sucesso, deve estar baseado em metas muito bem definidas, coerentes com o mercado vigente e condimentes com o ambiente. O objetivo-fim de um programa em melhoramento genético é a combinação de características presentes no animal, a qual se procura melhorar. Portanto, essa mudança deve ocorrer para que possa suprir o mercado, atendendo a demanda do mundo capitalista. Só assim haverá retorno para tal investimento.

Depois de definido o objetivo principal do programa de melhoramento, deve-se adotar um critério de seleção - característica a ser medida, a partir de qual será feita a escolha do indivíduo. Esse critério de seleção pode ser a combinação de várias características, resultando, assim, num índice final de seleção.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados