Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Leite


Iogurte caseiro

Ingredientes:

- 10 litro de leite, pode ser até semi-desnatado.
- 1 kg. de açúcar.
- 200 ml de iogurte natural.
- Aroma natural ou artificial desejado.Serve o usado para sorvete normalmente
em pó. Obs. Estes aromas também dão cor e sabor.Se preferir use polpa de morango ou geléia na proporção de 10%.
- Corante natural ou artificial a gosto.

Técnica de preparo:
Pegar o leite com a acidez boa (até 18ºD) misturar a açúcar e se preciso for pode coar.

Leve ao fogo se possível banho Maria, se for fogo direto(fogão) mexa sempre até ferver, pois pode ficar com gosto de queimado.

Resfriar até 45ºc ou até ficar morno, para quem não tem termômetro; coloque  iogurte natural na proporção de 200 ml para cada 10 litros.

Coloque o recipiente (panela) em um lugar que mantenha a temperatura morna (caixa de isopor, enrole em um cobertor,em jornais, etc...).Espere por três a quatro horas para dar o ponto, que gira em torno de 70ºD ou tipo gelatina, você pega com a colher e fica o buraco certo na coalhada.

Neste momento não mexa nele e leve direto para a geladeira, calma que você vai comer; é neste momento que você pode regular sua consistência e sabor. Se você gostar do iogurte para comer de colher, deixe resfriar para você quebrar a coalhada e adicionar a polpa e/ou o aroma e corante, e quanto menos você agitar o iogurte mais consistente ele ficará.Mas se você gosta dele menos grosso e mais ralo e suave você deve mexer nele antes de resfriar e quanto mais você agitar ou bater mais ralo ficará seu iogurte.

Depois de uns dois ou três dias de ter sido produzido é que ele estará mais gostoso, isto é totalmente explicado pela bioquímica e é outro assunto.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados