Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Eqüino


Jumento Nordestino

Como não possuímos registros históricos dignos de confiança sobre o primeiro de nossos jumentos, tudo que se disser a respeito, não passará de hipóteses. Acredita-se que os jumentos nordestinos ou jegues descendem do Norte-Africanos, embora se diga que tenham feito uma escala nas ilhas portuguesas.

Por ocasião da descoberta do Brasil não foram encontrados jumentos. Acha-se que a primeira importação tenha sido feita por Martin Afonso de Souza em 1534, trazidos da Ilhas da Madeira e das Canárias para São Vicente. Mais tarde pela caravela "Golfe", Tomé de Souza trouxe para a Bahia (1549) jumentos de Cabo Verde.

Ainda no tempo Colonial deve ter havido introduções de jumentos espanhóis e africanos. Já no fim do século passado foram feitas importações de jumentos italianos e espanhóis, promovidas pelos imigrantes e pelo Ministério da Agricultura. No Sul, predominaram as compras Argentinas, onde se podiam adquirir excelentes jumentos das melhores raças.

Quanto aos jumentos que deram origem ao Pêga, podem ter sido introduzidos no tempo de D. João VI, como vindo do Egito diretamente, ou via Asissinia, a qual, Portugal mantinha comércio regular.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados