Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Eqüino


Quarto de Milha

Sua origem vem da Virgínia, nos Estados Unidos, com o acasalamento de animais importados da Inglaterra. Naquela época, os Estados Unidos eram uma colônia inglesa. E estes animais foram cruzados com produtos nativos de origem ibérica. As éguas ibéricas, acasaladas com cavalos oriundos da Europa, formaram um tipo de cavalo rústico, resistente às intempéries.

No período da colonização, eram comuns em Virgínia as corridas em distância curta.Aos domingos, o povo se reunia para ver as corridas em 400 metros. Posteriormente, o Quarto de Milha foi utilizado na colonização do Oeste Americano, onde foram conquistados territórios até chegar à Califórnia. Com o Oeste praticamente estabelecido, começou a se fazer um animal rústico, que pudesse agüentar aquele clima por demais árido e montanhoso. Daí foi-se selecionando naturalmente, um animal com características marcantes quanto à sua rusticidade.

Com o seu emprego em fazendas, onde existia criação de gado, formou-se um tipo de animal, utilizando-se sempre éguas nativas, éguas do México, éguas de origem espanhola, às vezes, garanhões Puro-Sangue Inglês. Foi esse animal que deu origem praticamente ao Quarto de Milha antigo que nós chamamos do tipo "bulldoque", um pequeno animal, muito musculoso, de uma resistência realmente extraordinária.

Os primeiros animais Quarto de Milha trazidos ao Brasil, foram importados pela Swift King Ranche, em 1954 e 1955. Com o pequeno plantel importado do Texas, a Swift iniciou a criação utilizando matrizes da própria Swift Ranche de Texas.

O Quarto de Milha é o cavalo mais versátil que existe dentro de sua especialidade. São três tipos: Bulldoque; O do Meio; e O de Carreira.

A criação de Quartos de Milha está concentrada em Presidente Prudente, São Paulo. Ali são realizadas provas de laço, de tambor, de baliza, para adultos, senhoras e crianças. No Nordeste, seu uso é grande nas Vaquejadas.

A docilidade do Quarto de Milha é por demais evidente, sendo muito fácil o seu manejo por ser um animal de boa índole, unindo a todos esses predicados, a velocidade e a agilidade.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados