Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Eqüino


Zoologia e fisiologia

Classificação zoológica

Filo - Cordados
Classe - Mamífero
Ordem - Perissodáljtos
Família - Eqüídeos - asinino
                            - muares
                            - eqüinos
Gêneros - Equus
Espécie - Caballus
Raça -
Linhagem -

Aprumos

Aprumo é a direção que os raios ósseos dos membros apresentam na sustentação do corpo animal.

Para observamos com precisão os aprumos de um cavalo, coloca-se o animal em posição, isto é, com os membros da perpendicular sobre o terreno plano, formando um paralelogramo retangular, de modo que o animal bem aprumado, visto de perfil, seus membros, para cada bípede, se encobrem e vistos de frente ou de trás estão na vertical e igualmente apoiados.

Os aprumos podem ser:

Regulares : são os que proporcionam ao cavalo bom equilíbrio, firme sustentação, forte impulsão, batidas, apoios normais e andamentos perfeitos.

Irregulares ou defeituosos: quando os aprumos fogem da vertical, e determinam dificuldades à estação e à locomoção tomando os andamentos irregulares e deselegantes.

Além dos aprumos, devemos entender também o que são defeitos, taras e vícios. Para dedicarmos cuidados especiais no que é possível sanarmos ou simplesmente afastarmos determinado animal de nosso centro criatório.

Defeitos: São todas as características antagônicas à beleza, ou seja, depreciação visual do produto. Os defeitos podem ser congênitos ou adquiridos, relativos ou a absolutos, dependendo da gravidade.

Taras: São sinais externos (geralmente nos membros) de lesões adquiridas que depreciam o animal, sendo chamadas de taras "duras" ou moles'', em cada caso. Exemplo: sobreosso (tara dura), alifafe (tara mole).

Vícios: São defeitos de ordem moral, afetando seu comportamento com relação ao homem, como seus próprios companheiros. Exemplo: escoicear, morder, etc...

Linhas de aprumos

Passamos a seguir a demonstrar as linhas perfeitas de aprumos, que devemos fixar mentalmente à medida que formos nos familiarizando (experiência) com o assunto.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados