Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Eqüino


Pôneis

Como o próprio nome indica, são assim designados todos aqueles animais eqüinos de pequena estatura, mas às vezes, muito mais resistentes que os cavalos de grande porte. Várias nações se preocuparam com sua preservação e aprimoramento, pois várias raças de Pôneis existentes caminhavam a passos largos para a extinção, como aconteceu a algumas, por falta exatamente de uma proteção para sua preservação.

Seu passado é todo de trabalho; em todas as regiões que habitavam, depois de facilmente domesticados pelo homem, por serem animais muito dóceis, quando bem tratados, eram destinados aos mais variados trabalhos, aproveitando suas raras qualidades como resistência, rusticidade, coragem e muita força muscular.

Hoje, os Pôneis, seja de qualquer raça, estão disseminados em toda parte, formando várias outras raças e tipos, devido à mestiçagem que lhes foi imposta pelo homem, algumas desnecessárias, mas outras como uma necessidade na melhoria de suas aptidões, dando-lhes outras finalidades como: para montaria, para puxar pequenas viaturas, para salto ou esportes hípicos, mas quase sempre usados objetivando servir às crianças, ou seja, serem brinquedos vivos desses pequenos seres humanos.

- Raça Brasileira

No Brasil, os Pôneis são criados há vários anos, existindo exemplares de várias raças, principalmente Shetland, espalhados pelo Brasil. Existe um grande número desses pequenos cavalos com características indefinidas devidas à mestiçagem havida. Entretanto, alguns deles começam a apresentar detalhes semelhantes à sua caracterização fenotípica, principalmente aqueles mestiços de animais importados na Argentina, e que após estudos realizados por técnicos capacitados, estão sendo considerados os protótipos da Raça Brasileira e sendo admitidos em seus livros de registro genealógico.

- Raça Piquira

No Brasil, temos outros animais com porte de pequeno para médio, conhecido vulgarmente como piquira. Palavra de origem indígena serve para designação desses pequenos animais encontrados em grande parte do Brasil Central e Sul, sendo cópia fiel dos cavalos maiores. No Sul recebem o nome de potiço.

Uma mestiçagem desordenada em meio a uma população enorme de animais, já existentes, resultou em animais de porte pequeno, inicialmente por seleção natural e, depois sob cuidados, foram se identificando.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados