Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Eqüino


Mangalarga

Com essa denominação, tornou-se famosa uma população eqüina, no sul do Estado de Minas Gerais, limítrofe com São Paulo, na primeira década do século passado. Posteriormente, membros da família Junqueira, responsáveis por essa criação, mudaram-se para o Estado de São Paulo e com elas trouxeram suas montarias. A famosa raça logo contagiou os paulistas, que o adotaram e disseminaram por todo o estado e estados vizinhos.

A raça nacional Mangalarga tem como formador principal o cavalo Alter de Portugal. Provavelmente foi Napoleão Bonaparte, ao invadir Portugal, abrigando D.João VI a mudar-se com a corte para o Brasil, quem primeiro contribuiu para a formação dessa raça. Com D. João VI, vieram os membros espécimes da raça Alter do Chão. Se o principal formador do cavalo Mangalarga é o Alter, entretanto, no inicio deste século, muitos criadores introduziram, esporadicamente, as raças árabe, Anglo-Árabe, puro-sangue Inglês e American Sadie Horse na sua formação.

Com orientação, a raça Mangalarga evoluiu positivamente dentro da relação objetiva para os fins a que se destina. Com a marcha trotada, melhor técnica de criação e amansamento, o cavalo Mangalarga vem adquirindo maior porte, maior resistência, mais agilidade, maior comodidade e maior docilidade. Por essas características pode ser montado facilmente e pela sua própria constituição física se presta para vários e úteis. serviços do campo, até mesmo para a tração leve.

A raça Mangalarga com seus soberbos exemplares, enriquece o rebanho eqüino nacional e, mercê da atuação de quanto se dedicam á sua criação, tem logrado apreciável desenvolvimento e indiscutível aprimoramento em quase todo território nacional, estando nos dias atuais, ao nível das demais raças nacionais que atestam, sem qualquer dúvida, o pioneirismo, a perseverança, o entusiasmo, o patriotismo sadio e edificante do criador brasileiro.

O Mangalarga animal de sela por excelência, por sua própria formação destina-se não só aos trabalhos nas propriedades rurais, bem como possui um excelente desempenho nas atividades esportivas.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados