Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Eqüino


Árabe

A raça Árabe é a mais cosmopolita entre todas as raças eqüinas, sendo encontrada em todas as cinco partes do globo e entrando, direta ou indiretamente, com seu sangue, em nove décimos das raças cavalares atualmente existentes. É mais antiga e há vinte séculos atrás era, essencialmente, a mesma que conhecemos hoje.

A sua prepotência hereditária é simplesmente prodigiosa, explicando se pela pureza de sua origem, consolidada durante séculos em um ambiente onde os indivíduos menos aptos eram implacavelmente reprimidos.

O sangue Árabe, quando influído em outra qualquer raça cavalar, parece não mais se retirar, manifestando os seus efeitos em várias gerações sucessivas, principalmente as suas qualidades de coragem, nobreza, resistência, docilidade, inteligência, sobriedade, conformação e excitação nervosa, sendo considerado o melhor e mais perfeito regenerador de raças de sela.

Em todas as regiões de clima quente e seco, onde as pastagens são pobres, nenhuma raça é superior a essa como elemento regenerador.

De um modo geral, no Brasil, a raça Árabe é particularmente indicada para a regeneração de nossa população cavalar comum, não só pelas condições e métodos em que esta criação é feita entre nós, como também pelo seu acentuado parentesco com os primeiros eqüinos aqui introduzidos e que serviram de base para nosso rebanho. O cavalo árabe apresenta grande afinidade com os nossos cavalos nacionais. Parece, portanto, à primeira vista, ser o mais indicado para melhorá-los.

O mestiço Árabe possui todas as características de nobre raça com ótimos resultados no cruzamento com todas as outras. Como cavalo de esporte, no salto, no pólo, no adestramento, nas provas de resistência e como cavalo de serviço, o mestiço árabe, possui notável rusticidade e uma resistência extraordinária, galopando distâncias enormes, alimentando-se pouco, bebendo menos, suportando todos os inconvenientes de calor, frio e vento. E citado como destaque no mundo inteiro.

É o sangue Árabe que tem condições de resistir ao pantanal e ás caatingas, enfrentando ininterruptas chuvas e as longas estiagens características daquelas regiões.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados