Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Coelho


Abate

O animal deve ser abatido com aproximadamente 70 dias. É aconselhável deixar o coelho 12 horas em jejum antes do abate. O método mais para este fim é o da concussão. Para isso, deve-se segurar o coelho pelas patas traseiras, de cabeça para baixo e, com um bastão, dar uma forte pancada na nuca, causando-lhe morte instantânea. Para tanto, somente pessoas experientes podem fazê-lo.

Pele

Para retirada da pele, suspendemos o coelho pelas patas, de cabeça para baixo e cortamos sua cabeça, o que permite uma boa sangria, melhorando o aspecto e a qualidade da carne. Com uma faca bem afiada, fazemos um corte na pele, circundando as pernas traseiras, entre o pé e a perna. Depois, começando neste corte e pela parte interna das patas, fazemos um corte até a região anal, circundando os órgãos ano-genitais. (excluir: A mesma coisa é feita na outra perna). A seguir, com os dedos, vamos descolando a pele, que sai inteira, pela cabeça, como um suéter. Quando chegar às patas dianteiras, fazemos um corte circular, desprendendo a pele totalmente, saindo ela fechada, em forma de luva ou bolsa.

Logo que tirada, a pele deve ser colocada em um esticador à sombra, para secar ou, então, em congeladores, para a sua conservação até ser curtida. É de ótima qualidade e muito procurada para a confecção de belos agasalhos ou para uso industrial. Muitas peles imitam, com perfeição, a pele de outros animais como chinchila, arminho, marta, etc. As mais valorizadas são as de cores uniformes e em lotes.

Evisceração

Para limpar o coelho, extraindo suas vísceras, fazemos um corte pela linha mediana, indo desde o pescoço até o ânus. Aberto o tórax e a barriga, deles retiramos todas as vísceras deixando a carcaça limpa, a qual deve ser lavada em água fria e colocada na geladeira ou câmara de refrigeração. É preciso cuidar para não perfurar os intestinos, estômago ou a vesícula biliar para que não haja prejuízo à qualidade da carcaça. As vísceras comestíveis são: coração, rins, pulmões e intestino.

Cortes mais usados

O coelho pode ser preparado inteiro ou em pedaços. Neste caso, pode ser dividido em 9 partes: patas dianteiras, patas traseiras, coxas e lombo dividido em 3 partes.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados