Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Coelho


Generalidades

Classificação filogenética: o coelho é um mamífero da ordem Lagomorpha, gênero Oryctolagus e pertencente à espécie Oryctolagus cuniculus.

A coelha é um animal que possuí um ciclo reprodutivo bem curto podendo cruzar novamente 4 dias após o parto. Todavia, este parto não deve ser utilizado, pois causará deficiências aos fetos que estão sendo gerados, assim como, aos filhotes que estão sendo amamentados concomitantemente. Podemos re-acasalar os reprodutores somente após o desmame dos filhotes, o que não deve acontecer antes que a ninhada tenha completado pelo menos 50 dias de idade. A gestação da coelha dura aproximadamente 30 dias, podendo parir, em média, 8 láparos (filhote do coelho até o desmame) por parto. Estas características são as responsáveis pela fama do coelho ser um animal extremamente prolífero. Outro fato que chama grande atenção para esta espécie é a sua grande capacidade de crescimento, atingindo o peso para o abate em aproximadamente 70 dias.

A carne deste animal apresenta um alto valor nutritivo quando comparada com a de outras espécies exploradas zootecnicamente. A carne de coelho apresenta um alto teor de proteínas e um baixo teor de gorduras.

  % proteína % gordura
coelho 20,8 10,2
frango 20,0 11,0
boi 16,3 28,0
porco 11,9  45,0

A.P.C.C - Curso de Cunicultura

O coelho apresenta outra grande vantagem, este animal pode ser explorado com a venda de sua pele, patas, cérebro, esterco, além de poder ser comercializado como animal de estimação.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados