Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Caprino


Produtos da criação

O Leite

O leite de cabra é muito digestivo, recomendando-se para pessoas de idade, crianças ou indivíduos que tenham alergia ao leite de vaca. Composição do leite de diversas espécies:

Sp. Extrato seco total % Gordura % Proteínas % Lactose % Cinza%
Cabra 12,4 3,7 3,3 4,7 0,7
Vaca 12,7 3,9 3,3 4,8 0,7
Búfala 23,2 12,5 6,0 3,8 0,9
Ovelha 18,4 6,5 6,3 4,8 0,8

Dados como acidez normal (13-15ºD), densidade (1,032), PH (6,57) e a depressão do ponto crioscópico (-0,558) são importantes para avaliação da qualidade do leite, pois a partir destas variáreis que conseguimos obter maior eficiência na produção de queijos tanto na propriedade como na indústria.

A característica mais importante no leite de cabra, no entanto, é o tamanho de seus glóbulos de gordura, ficando a quatro microns, dificultando a desnatagem, porém facilitando a digestão. Já a manteiga não é de boa qualidade, pois é pobre em caroteno, apresentando-se muito branca.

Obs: ºD (graus Dornic)

A Carne

Além de fornecerem leite de boa qualidade, os caprinos ainda são bons produtores de carne. No entanto o consumo no Sudeste ainda é pequeno e estacional, devido aos hábitos alimentares e a falta de divulgação e oferta, restringindo-se basicamente ao Natal, Ano Novo e Páscoa. Mercados como a população nordestina e italiana da capital de São Paulo possuem grande demanda para essa carne e podendo ser bem explorados. Já no Nordeste o consumo de carne caprina se faz durante o ano todo.

A Pele

Para os estados nordestinos, local de grande concentração de caprinos, a pele é muito importante para o produtor, pois pode atingir 30% do preço total do animal. Porém, como a criação é feita a campo e os animais não apresentam grande porte, a quantidade de peles classificadas como boas é muito pequena, ficando a grande maioria classificada como regular.

0 Esterco

A produção média de uma cabra é de 600 Kg/animal/ano, o que pode apresentar uma economia considerável na compra de adubos químicos.

Composição Química para 1 litro de M.S.

Elemento Kg
Nitrogênio 27-28
Ácido Fosfórico 23-25
Potássio 25-35
Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados