Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Bovino de leite


Manejo de novilhas

O sistema de criação de bezerras deve ter como objetivo colocar a novilha no ponto de reprodução o que deve acontecer quando elas apresentam pesos mínimos de 300 Kg nas raças grandes e 250 Kg nas pequenas.

Essa proposição é feita porque se admite que os animais deverão apresentar por ocasião do parto, pesos superiores a 500 Kg nas raças de maior porte, e 400 Kg nas consideradas pequenas. Com isso, as novilhas de primeira cria mostrarão menos propensão a partos distócicos e terão condições de enfrentar a lactação sem desgaste físico acentuado, características dos animais que apresentam crescimento reduzido. Sob o ponto de vista técnico, o peso, e não a idade, deve ser o fator a ser observado na reprodução de novilhas leiteiras.

Quando se analisam sistemas de criação de bezerras deve atentar para o fato de que, na época da puberdade, quando ocorre o primeiro cio (200 a 240 Kg nas raças grandes e 150 a 200 Kg nas pequenas) o ganho de peso não deve ultrapassar 750 g/dia, pois trabalhos têm demonstrado que ganhos mais acelerados nessa fase são capazes de prejudicar o desempenho futuro das novilhas. Essas pesquisas têm revelado redução na produção de leite de cerca de 20%, sendo o efeito permanente. Assim sendo é aconselhável a programação de ganho mensal máximo de 22Kg/na/mês, como garantia na fase anterior à entrada na reprodução.

As vantagens do crescimento acelerado de novilhas podem ser facilmente demonstradas quando a produção na primeira lactação for suficientemente elevada para pagar qualquer investimento adicional a ser feito com alimentação. Quando existe utilização de touros provados, pode-se esperar cerca que 2/3 das novilhas produzidas serão de boa qualidade, e assim, os sistemas mais intensificados podem ser adotados.

O crescimento das bezerras depende basicamente da nutrição e deve-se considerar que nas raças leiteiras os animais são precoces, ou seja, amadurecem sexualmente cedo, e são capazes de apresentar crescimento rápido em curto período de tempo.

Quando tem que responder por uma parcela considerável das exigências diárias das novilhas, o volumoso pode se tornar um fator limitante ao processo de crescimento se sua composição não for favorável. Não se obtém crescimento rápido das novilhas através do uso de forragens de alta qualidade. O volumoso deve apresentar de 60-75% de NDT, 10-13% de Pb, de 0,3-0,65% Ca e de 0,22-0,32% P para ser utilizado sozinhos na criação de bezerras. Quando se faz a introdução de concentrados, toma-se fácil atender as exigências dos animais porque a composição teórica do volumoso passa a ser mais fácil de ser atendida na prática deve-se dar ênfase ao fato de que volumosos de qualidade muito baixa são consumidos em quantidades reduzidas e que é de grande importância garantir o consumo de matéria seca especificado. O fornecimento de concentrado deve ser encarado como importante sob o ponto de vista de fornecimento de energia e proteína e sobretudo de minerais. Sabe-se que os bovinos não sabem como, quando ou porque devem consumir misturas minerais, pois, trabalhos de pesquisas têm demonstrado que a ingestão no cocho não segue um padrão regular.

Assim sendo, não se pode depender desse tipo de fornecimento para o atendimento de exigências mais elevadas principalmente quando mantidas em pastagens estabelecidas em terrenos de baixa fertilidade.

A utilização de forragens cultivadas em terrenos de alta fertilidade pode contribuir decisivamente para a obtenção de ritmos de crescimento mais acelerado.

Trabalhos de pesquisas em nosso meio tem mostrado a possibilidade de se obter com forragens tropicais teores na matéria seca de 0,25-0,40% de P e de 0,30 a 0,60% Ca. Por outro lado, havendo controle do crescimento das plantas bem adubadas é viável a obtenção do volumoso contendo de 10 - 13% Pb e de 58-65% NDT na matéria seca. O uso de fertilizantes e a adoção de manejo adequado podem contribuir para promover uma redução considerável no uso de alimentos concentrados.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados