Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Bovino de corte


Hereford

Generalidades

A raça hereford tem registros de origem no Condado inglês do mesmo nome (provavelmente de cruzas entre bovinos escandinavos e franceses, há mais de 150 anos). No Brasil, o primeiro exemplar chegou em 1906 e Laurindo T. Brasil, de Bagé (RS), em 1907, foi quem efetivou o "Herd Book" da raça, registrando um touro argentino. Já em 1910, registraram-se os primeiros ventres, oriundos do Uruguai.

A partir daí, a raça hereford com sua variedade mocha, polled hereford, cresceu e se firmou de tal forma no país, notadamente no sul, onde o clima e topografia mais se assemelham a sua origem.

Características

A versatilidade e a eficiência da raça hereford, são comprovadas na relação de seis habilidades quase que exclusivas:

- adaptação aos mais diversos ambientes e sistemas de produção, graças a sua docilidade e rusticidade;
- índice de fertilidade dos mais altos da espécie, quando favorecidos com manejo e alimentação adequados;
- excepcional ganho de peso a pasto, sendo comuns novilhos de 450-500kg novilhos de 450-500kg aos 18-24 meses;
- preponderante nos cruzamentos com outras raças, especialmente as zebuínas;
- indiscutivelmente a raça mais cosmopolita do mundo, o que facilita genética abundante e qualificada;
- altamente lucrativa para criadores, invernadores e frigoríficos, graças espetacular índice de rendimento de carcaça, superando outras raças européias.

O touro hereford é de alta libido e viril no aproveitamento do salto. A busca de mais terneiros (bezerros) com uso de menos touros e mais peso no novilho jovem, passa, inquestionavelmente, pelo hereford.

Performance, praticidade e lucratividade combinadas tornam o gado de corte hereford a raça mais abundante em diversas regiões do mundo, sendo amplamente reconhecida como raça básica. A fertilidade, rusticidade, eficiência alimentar, longevidade e adaptabilidade são habilidades típicas para o hereford.

O gado de cara branca continua a desempenhar um papel de destaque na indústria de carne bovina. A produção de carne é sua aptidão principal. É uma carne saborosa, tenra e com pouca gordura, quando de animais jovens. O gado é resistente ao extremo em condições adversas, tanto ou mais que qualquer outra raça européia. São animais bastante eficientes em regime de pasto, apresentado neste contexto terminação adequada ao produzir carcaças de carne bem marmorizada com o esqueleto forte e boa massa muscular, principalmente na região dorso-lombar e quartos, onde estão os melhores cortes, como o mercado exige.

Padrão da raça

Desde sua descoberta, o hereford manteve a pelagem vermelha, variando do amarelo até o cereja; apresentando a cabeça, região inferior e extremidades da cauda, brancas. No começo ocorriam as seguintes pelagem: vermelha de cara branca, vermelha de cara salpicada, cinza clara e parda. Gradualmente, a pelagem "pampa" característica foi se impondo, hoje considerada " marca de pureza" da raça.

Cruzamento industrial

Foi comprovado cientificamente que o cruzamento com raças zebuínas, faz do hereford uma raça imbatível em suas qualidades de habilidade materna, fertilidade e condição de acabamento, conferindo esta precocidade inerente às raças de campo.

Quando cruzado com raças desprovidas do mínimo de gordura para o congelamento da carcaça no frigorífico, ele complementa as raças nessas qualidades. Outro cruzamento satisfatório é do hereford com o nelore.

Ganho de peso

Em testes realizados na avaliação de ganho de peso a campo com o hereford, na cidade de Bagé-RS, ficou registrado que o lote dente de leite (hereford x nelore x charolês) x hereford apresentou peso total de 553 kg (peso liquido de carcaça 356 kg), com rendimento de 61,46%, comprovando a qualidade da raça.

Melhoramento genético

O melhoramento genético é um dos pontos fundamentais na criação de bovinos de corte, pois somente com animais de qualidade comprovadamente superior, selecionados através de programas bem orientados, é que se poderá alcançar a competividade necessária, O hereford participa do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne - Promebo, que funciona através da comparação, em bases justas, dos desempenhos produtivos do maior número de indivíduos, com a mesma técnica usada para os mais importantes programas de seleção existentes no mundo.

Cerca de 55% dos animais controlados pelo Promebo são da raça hereford, que detém também o maior numero de registros de pedigree: cerca de 3.000 a cada ano.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados