Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Escargot


Inimigos naturais

Predadores

São os animais que atacam os escargots, em qualquer as fases de sua vida, desde os ovos até aos animais adultos, para com eles se alimentarem. Podem fazer grandes estragos em uma criação, com graves prejuízos para o helicicultor. O combate é importante, porque deles pode depender o sucesso da criação. Os métodos utilizados nesse combate dependem muito das circunstâncias e dos predadores a serem evitados ou combatidos. Perniciosos animais podem atacar as criações, por terra, água, ou ar, pois eles podem ser terrestres, aquáticos, anfíbios ou voadores.

- Répteis: entre esses predadores temos as cobras, venenosas ou não, terrestres ou d'água, tartarugas, lagartos etc.

- Anfíbios: podemos citar, como os mais comuns, as rãs e os sapos.

- Aves: de um modo geral, todos os pássaros são predadores, mas as que mais atacam são as insetívoras, como as curruíras e bem-te-vis, alem de sabiás, garças, saracuras, patos, gansos, marrecos e galinhas.

- Mamíferos: entre eles, podemos mencionar cachorros-do-mato, cães e gatos domésticos ou selvagens, raposas, ariranhas, lontras, camundongos, ratos, etc.

- Insetos: os insetos podem se portar como predadores, tanto na sua fase de larva quanto na de adulto. Entre eles, os que mais atacam os escargots são os coleópteros ou seja, os besouros. Também as formigas podem causar grandes estragos e prejuízos em uma criação, inclusive levando os ovos para o seu formigueiro.

Competidores

São os animais que dentro ou fora do heliário, competem com os escargots da criação, pelos mesmos alimentos. De um modo geral, podemos afirmar que todos os herbívoros se prestam a comparação, pois comem, praticamente, a mesma comida que eles e, por isso, quando se encontram no mesmo território há, realmente, uma competição. Quando o numero de competidores é muito grande, às vezes até maior do que o de escargots, estes chegam a ficar sem comida. Entre esses competidores, podemos mencionar:

- Mamíferos: todos os herbívoros que pastam no local em que se encontram os escargots, comendo a vegetação que eles iriam comer, entre eles, temos os bois, cabras, carneiros, etc.

- Insetos: podem, ser competidores, nas suas diversas fases de desenvolvimento como no estágio de larvas ou de adultos. Como insetos competidores temos todos aqueles cujas larvas são herbívoras e suas lagartas devoram os vegetais, tornando-se grandes pragas em diversas plantações. Em outros casos, são os insetos já adultos os competidores e que também podem se transformar em grandes pragas, devastando tudo o que encontram em sua passagem, como é o caso dos gafanhotos. Também certas formigas como as saúvas, podem ser grandes competidoras dos escargots, cortando as plantas que serviriam para os alimentar e as levando para o formigueiro.

- Aves: muitas aves como, por exemplo, os gansos e os patos podem, não só ser predadores mas também competidores, pois devoram muitos dos vegetais que seriam ingeridos pelos escargots.

- Moluscos: outros escargots comestíveis ou não quando invadem o heliário, podem atuar como competidores.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados