Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Pato Mandarim


Generalidades

Uma das espécies mais bonitas dos palmípedes e
muito solicitadas por criadores de aves ornamentais. Originário
da China, o pato-mandarim é envolvido por uma
linda historia de amor e ficou conhecido como símbolo
de fidelidade em todo o mundo.

Eles são monogâmicos, ou seja, são aves tão fieis que mesmo ao colocar um macho com mil fêmeas, eles irão escolher apenas uma, que também deve aceita-los. O casal ficará junto até que um deles morra. Só assim a ave que sobreviveu irá procurar outro par.

Durante muito tempo eles foram escolhidos como símbolo de fidelidade na China. Quando um rapaz ia pedir a mão de uma moça em casamento ele presenteava o sogro com um casal de pato-mandarim. Esta pratica era vista com muita seriedade, significando respeito e fidelidade eterna.

O mandarim é um pequeno pato da ordem dos anseriformes e da família dos anatídeos, conhecidos cientificamente como Aix galericulata. Seu bico é coberto por uma pele fina e mole, rodeado por pequenas serrinhas que sevem de peneira para os alimentos. Elas fazem com que a água escorra e a comida fique presa na boca. Em algumas aves, essas serrinhas são tão duras que chegam a cortar alimentos, servindo até de dentes.

Como todos os palmípedes, eles gostam muito de água. Três de seus dedos são ligado pela membrana natatória e apenas um é livre, o que os ajudam a nadar perfeitamente.

Acostumados a dormir em cima d'água, esse tipo de ave possui as penas do corpo impermeáveis. Nunca ficam molhadas porque sua penugem forma uma espécie de couraça e no começo de sua cauda possuem um óleo que guardam em uma glândula. Por isso, sua resistência à água é ainda maior que a de outras aves em geral.

Em uma criação de mandarim não existem muitos segredos e não requerem cuidados especiais. Desde que seja respeitado o espaço mínimo solicitado para cada ave e o par de suas preferência, com instalações limpas e higienizadas, o produtor terá um belo plantel que certamente trará satisfação e rentabilidade. "O mandarim é uma das aves mais apreciadas e vendidas em criações destinadas ao ornamento".

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados