Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Pato Crioulo


Manejo reprodutivo

Muito fácil e barata. Embora aves aquáticas, podem ser criados até sem água para nadar. Muito resistentes, quase não adoecem e comem de tudo. As próprias patas fazem o ninho e criam os filhotes, não dando nenhum trabalho. Elas começam a botar entre 5 e 7 meses, fazendo 4 a 5 posturas anuais, de 15 a 25 ovos cada uma e com a média de 80 ovos por ano, quando não chocam e criam as ninhadas.

Incubação

Ocorre em 30 dias. As patas são ótimas chocadeiras. O melhor é "deitar" várias patas no mesmo mos lotes maiores de patinhos e para que se possa transferir alguns, para outras patas, liberando várias delas para reiniciar a postura.

Para a incubação é necessário que fiquem "chocas", o que é fácil verificar, pois soltam gritos típicos, enchem o ninho com penas e dele não saem, exceto para comer e nadar, o que é importante, porque precisem se molhar para umedecer os ovos, pois eles necessitam de umidade durante esse período.

Podemos usar, também, peruas e galinhas para incubar os ovos de pata. A incubação artificial dá ótimos resultados, mas só se empregada para grandes quantidades de ovos.

O patinho da variedade branca nasce completamente amarelo; o da preta, todo preto; o da malhada, preto e amarelo e o da vermelha, cor de chocolate. Muito resistentes, comem de tudo e podem ir para a água aos 2 dias de idade. Devem ser criados em terrenos secos, pois seu maior inimigo é a umidade.

As penugens de sua cauda são compridas e devem ser aparadas quando eles são criados soltos, para evitar que se encharquem ou fiquem cheias de lama. Os nascidos em incubadoras podem ser criados sem calor artificial, desde que o tempo não esteja frio. Seu crescimento é muito rápido, estando para o abate aos 2 meses de idade. Usar a mesma ração para pintos. Os adultos engordam com muita facilidade, com a barriga quase arrastando no chão.

O melhor é separar os reprodutores em um cercado com um pequeno tanque de água, comedouros para as patas fazerem seus ninhos. Estes podem ser de caixote medindo 45cm x 30cm ou, então, de tijolos apoiados no chão. Quando externos, os ninhos devem ter uma cobertura. Em 10m2 pode-se colocar 1 patão e 6 patas.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados