Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Ema


Manejo Reprodutivo

O ideal é evitar o manejo com os animais adultos, devem ser mantidos dos piquetes  , cada um deles com deles com um grupo de três matrizes e um reprodutor.As fêmeas serão deixadas com os machos por todo o ano, dispensando a monta controlada, apenas se atentando as coberturas e registrando o nº de identificação das fêmeas.

Na época de procriação deve ser tomar mais cuidado com o grupo, pois o macho torna-se agressivo, podendo ocorrer brigas.

Com um ano atingem a maturidade sexual e aos 2 anos se reproduzem. 

Acasalamento e Postura

 As estações de postura podem variar dependendo mais da localização do criadouro do que dos demais fatores, por exemplo, em criatórios  no sul  a postura é  entre setembro e fevereiro,  em outras regiões é de julho a setembro.Durante a fase de postura, a ema põe cerca de 25 ovos, sofrendo influencia do manejo. O uso de um macho para aumenta a postura pode ser usado, o macho entra no grupo e reinicia uma disputa entre fêmeas, estimulando sexualmente os animais e prolongando o período de postura e nascimento do filhotes.

A proporção entre macho/fêmea é de 1 ou 2 machos para 10 fêmeas.

O macho é quem é realiza incubação dos ovos, é ele também  quem constrói o ninho. O tempo de choco é de aproximadamente 38 dias.Cada ninho contem de 15 a 30 ovos.

As fêmeas depositam os ovos nas proximidades do ninho e o macho é encarregado de recolhê-los.

As fêmeas podem formar um outro grupo com outro macho dentro da mesma estação  quando o  seu primeiro macho estiver chocando os ovos.

Os ovos que não  eclodiram junto com os demais,poderão eclodir posteriormente mesmo na ausência do demais e do pai , mas se não forem adotados por outro grupo podem ser presas fáceis

 Manejo do Ovo

O ovo merece uma atenção especial, logo após ser encontrado deve ser imediatamente higienizados cautelosamente, no entanto para isso a película de mucina deve estar seca. Cuidar também para não balança-lo muito.Após a desinfecção e analise o ovo é etiquetado e colocado na chocadeira com temperatura de 36 a 37 ºC e umidade do ar em torno de 48%

Para se evitar que o embrião grude no ovo costuma-se gira-lo a cada 3 horas e analisados com o ovoscopio semanalmente para que aqueles não férteis ou danificados seja excluídos.

 

Três dias antes de nascer são colocados no nascedouro, a partir daí não é mais necessário vira-los.Neste ambiente a temperatura será entre 35-36ºCe umidade de ar 53%.Próximo do 38º dia o filhote eclodirá este processo pode durar ate 12h.

 

Filhotes

Os filhotes nascem com penas amarelas rajadas de negro, pesando cerca de 400g.Possui um habito inquieto.Seu destino será o berçário por 48h. Necessitam de uma fonte de calor que pode ser lâmpadas infra-vermelhas.No dia 3 de vida, já poderão ir para o piquete em campo, sendo recolhidos a tarde  para um local que os proteja do frio (temperatura de 38º) e dos predadores como cães e gatos.

Com um mês de vida, o filhote pode ir para piquetes maiores, mas devem já estar identificados, pesado e sexados. Quando atingir 14 meses, dependendo das suas condições já Podem ser abatidos.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados