Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Ema


Características

Ela é ligeira, muito elegante e, às vezes, desengonçada. Chega a medir quase dois metros de altura. Seus olhos são enormes e possuem grandes pestanas, por isso, enxerga muito bem, inclusive o que está acontecendo atrás dela. Assim como o seu parente avestruz, a ema pode fornecer, além das penas, uma deliciosa carne e pele. Porém, a criação desta ave apenas para ornamento é uma atividade praticamente inexplorada e pode apresentar bons resultados para produtores rurais.

É uma ave típica da fauna brasileira e sul-americana, habitando regiões de cerrado e campos.

Existem varias subespécies, a Rhea americana americana encontrada no Nordeste, Norte do Paraná, Centro-Oeste e Sudeste, a Rhea americana intermédia é encontrada no RS, SC e sul do PR, já a Rhea americana albensens é vista no sudoeste do MS.

Por ter uma grande rusticidade e adaptabilidade, são uns dos poucos animais silvestres que resistem ao clima semi-árido do nordeste brasileiro.

A subespécie mais indicada para criação em cativeiro no Brasil é a Rhea americana americana.

Classificação: Ordem - Rheiforme

                      Família - Rheidae

                      Grupo - Ratitas

Não apresentam grande dimorfismo sexual, sendo os machos mais robustos que as fêmeas, de altura em torno de 1,50 a 1,70 m e peso vivo entre 35 e 40 kg. Plumagem de coloração variando do cinza ao cinza-palido.

Não voam, mas são predispostas a corrida velocidade próxima de 60km/h.

São descendentes de aves primitivas datadas do período Terciário Inferior, com muitos fósseis encontrados em sítios arqueológicos.

Ë um animal onívoro, se alimentando de tudo o que vê pela frente: vegetais, pequenos animais, insetos, pequenos répteis, etc... Se a temperatura ambiente for muito elevada, invertem seus hábitos, dormindo de dia e se alimentando a noite.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados