Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Perdiz Brasileira


Características

Ela não possui nenhum parentesco com a perdiz européia. Muito semelhante à nossa codorna silvestre, a perdiz brasileira se difere apenas pelo seu grande porte e por seu pio diverso. É muito sagaz e põe ovos que possuem coloração muito interessante como a cor chocolate violáceo brilhante. Sua caça é uma das preferidas em todo o Brasil Central, onde ainda existe. No entanto, um outro mercado está se firmando ao seu redor: o de criação ornamental.

Durante muito tempo a perdiz brasileira foi alvo de caçadores devido ao sabor de sua carne. Hoje, já é possível encontrá-la em grandes criações de aves ornamentais. Possuem coloração avermelhada misturada com amarelo-ferrugíneo penas dorsais listradas de preto. É da família dos tinamídeos, assim como a codorna, macuco e inambu. Porém, a perdiz é a que possui o maior porte desta família e por isso é inconfundível. A espécie brasileira é a Rhynchotus rufescens.

Piado: a perdiz é característica pelo seu pio constante e diverso, que serve também para chamar a atenção de seu par. Quando a ave está animada, seu piado forte ocorre com intervalos de 16 a 20 segundos.

É uma ave muito desconfiada, prefere correr e se esconder a voar. Quando se sente ameaçada, imobiliza-se instantaneamente, permanecendo com o pescoço reto, parte posterior do corpo levantada ou então se deita no chão. Nesse caso, depois do primeiro susto, levanta-se novamente e procura um ângulo melhor para examinar o perigo. Então desaparece atrás de folhas ou capim, podendo permanecer escondida e imóvel durante longo tempo e chega até a se fingir de morta. O sucesso da criação em cativeiro vai depender da escolha adequada das matrizes e das técnicas utilizadas na alimentação, manejo e saúde das aves.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados