Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Pavão


Generalidades

Ao falar em aves ornamentais é impossível não pensar no pavão, que normalmente é tido como carro-chefe nesse tipo de criação. Chamativo e elegante, o pavão é uma ave de fácil manejo e sua única exigência é o poleiro, que deve ser bastante alto.

Uma cauda de pavio aberta é, sem dúvida, um espetáculo de cores e formas. O macho possui uma maneira especial de cortejara fêmea: abre seu exuberante "leque" e acaba chamando a atenção também dos homens. Medindo quase dois metros e meio de diâmetro, com cercado 200 penas de diferentes tamanhos, a cauda do pavão macho tem feito um enorme sucesso no mercado de aves ornamentais. Eles vivem, em média, 16 anos e reproduzem bem até seis anos de idade.

Após a postura da fêmea, os machos começam a perder as penas. No mês de dezembro, época da muda, suas penas caem naturalmente e podem ser para decoração, na confecção de fantasias e objetos de adorno. Uma criação de pavão pode ser feita também apenas para ornamento de jardins e quintais ou para venda reprodutores. A procura pela ave é grande e a rentabilidade é certa para o criador. Um casal adulto, dependendo da espécie, chega a custar R$1.500,00. Para iniciar uma criação de pavão, é importante ficar atento ao tipo de raça a ser explorada e às suas necessidades básicas, como poleiros bem altos.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados