Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Notícia


Agricultura

22/10/2010

Manejo adequado garante aumento de produtividade da Soja

Os últimos dados de levantamento de safra demonstram a força da sojicultura no Brasil. Em relação à safra de 2008/09, a produção de soja para o período 2009/10 foi cerca de 21% maior, atingindo a marca de 69 milhões de toneladas. A soja mais uma vez atua como carro chefe para manter a posição brasileira de celeiro mundial na produção de alimentos. A vocação do agricultor brasileiro em praticar agricultura com excelência e precisão está quantificada em dados reais. As exigências dos consumidores nacionais e internacionais e as constantes preocupações desafiam o sojicultor a buscar melhores práticas de manejo que aliem rentabilidade e produtividade garantindo a sustentabilidade do seu negócio.

O Brasil desenvolve tecnologias de manejo que auxiliam o produtor a aumentar a produtividade. Nesta safra, as lavouras brasileiras apresentaram uma produtividade média de 2.927 quilos de grãos por hectare, 11,3% superior à da safra passada (2.629 quilos por hectare). Mesmo se tratando de um aumento expressivo, a adoção de um manejo adequado pode aumentar o rendimento em 3 ou 4 sacas por hectare, o que representa 240 quilos a mais por hectare.

Estudos realizados em cerca de 700 áreas experimentais apontam que o Sistema AgCelence Soja Produtividade Top proporciona um aumento de até 5% na produtividade se todos os procedimentos forem seguidos corretamente. O novo modelo apresenta características únicas para o manejo da cultura de soja. Além do melhor controle fitossanitário, a combinação dos produtos Standak Top, Comet e Opera utilizados em diferentes fases da lavoura, proporciona a melhor relação de transformação da água, luz e nutrientes em energia e grãos. O Sistema tem seu inicio com o Standak Top que proporciona tranquilidade ao agricultor já que promove melhor estabelecimento da cultura. É a certeza de segurança em função de uma lavoura com mais raízes, folhas e ramos produtivos.



Standak Top é um produto inovador para o tratamento de sementes: o único que possui ação fungicida e inseticida, juntas, para controlar as principais pragas e fungos, que atacam as sementes e plântulas da soja e ainda apresenta os benefícios AgCelence M que proporcionam maior enraizamento, engalhamento e arranque da planta.

Os fungicidas Comet e Opera completam o manejo garantindo a qualidade e maior produtividade da lavoura. O segundo é recomendado para o controle das principais doenças foliares que mais afetam as lavouras de soja, como a ferrugem asiática, mancha alvo, oídio, crestamento foliar e mancha parda ou septoriose. Já o Comet é um fungicida com amplo espectro, também utilizado no controle das principais doenças do algodão, feijão, café e citros. Apresenta maior proteção contra as doenças, com longo poder residual, gerando maior produtividade e qualidade nas lavouras.

Os benefícios AgCelence de aumento de produtividade ocorrem devido a presença do princípio ativo piraclostrobina, encontrado nos fungicidas da Família F500. O efeito fisiológico do F500 é resultado do aumento da fotossíntese líquida e da atividade da enzima nitrato-redutase, combinados com a diminuição da produção do etileno na planta. Todos esses fatores reunidos contribuem para mais produtividade e qualidade nas lavouras.

O desafio do produtor rural brasileiro é atingir altos níveis de produtividade para suprir a necessidade mundial por alimentos unindo os três pilares da sustentabilidade: social, econômico e ambiental. Assim, a indústria investe em pesquisa para trazer aos agricultores inovações que os auxilie a trilhar este caminho.

Fonte: Revista Cultivar

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados