Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Notícia


Evento

23/09/2014

Sucessão trigo-soja é destaque em Dias de Campo

A sucessão trigo-soja é, historicamente, a principal alternativa econômica para os sistemas de produção de grãos no sul do Brasil. Nos últimos anos, mudanças implementadas nos processos produtivos estão causando incertezas no produtor quanto à viabilidade técnica e econômica desta sucessão. Este é um dos temas do Dia de Campo de Inverno da Embrapa Trigo, que acontece em 07/10, em Passo Fundo, RS, e no Dia de Campo do Setrem, em 03/10, em Três de Maio, RS.

De acordo com o pesquisador João Leonardo Pires, tecnicamente o trigo e a soja são culturas que se ajustam perfeitamente no aproveitamento das estações de crescimento de inverno e de verão, potencializando complementaridades da rotação gramínea-leguminosa, além de utilizarem estrutura de produção e maquinário similares. Entretanto, mudanças que vêm ocorrendo no sistema de produção têm ameaçado esta sequência de culturas, como a adoção de cultivares de soja superprecoces e/ou de tipo indeterminado, antecipação de épocas de semeadura da soja, cultivo de soja "safrinha", entre outros.

Muitos produtores e técnicos têm procurado a Embrapa argumentando que a soja semeada em outubro apresenta maiores rendimentos de grãos do que as semeaduras na resteva do trigo, em novembro ou dezembro. Assumindo isto como verdade, alguns produtores acabam eliminando o trigo de suas lavouras ou utilizando práticas não validadas pela pesquisa como a antecipação da semeadura do trigo ou a dessecação das lavouras de trigo em pré-colheita.

Para atender essa nova realidade de produção e encontrar alternativas para manter viável a sucessão trigo-soja, a Embrapa Trigo, em parceria com a Embrapa Soja, a Embrapa Agropecuária Oeste, a Fepagro, a PUC/Toledo, a Setrem e a FAPA/Agrária, está desenvolvendo o projeto "Estratégias de manejo regionalizadas para manutenção da viabilidade técnica e econômica da sucessão trigo e soja no sul do Brasil". O projeto busca identificar ações para o aprimoramento desta sucessão, avaliando cultivares, adubação, adensamento, monitoramento de doenças, pragas e plantas daninhas, além da análise econômica do impacto de cada estratégia nos custos de produção.

A sucessão trigo-soja será abordada de forma prática e dentro das realidades regionais de produção numa das estações do Dia de Campo do Setrem (03/10) e da Embrapa Trigo (07/10). Informações em http://www.embrapa.br/trigo.

Fonte: Embrapa

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados