A flor ornamental Petunia Juss já está com as instruções para a execução dos ensaios de distinguibilidade, homogeneidade e estabilidade de cultivares publicadas no Diário Oficial da União (DOU). As normas visam a proteção de cultivares e foram publicadas pelo Serviço Nacional de Proteção de Cultivares da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDC/Mapa).
A Petunia Juss é produzida no Brasil, em especial na região de Holambra, em São Paulo, devido ao clima mais ameno. A cultivar é comercializada tanto no mercado interno – São Paulo e demais estados – quanto no externo, sendo exportada para países da Europa, para os Estados Unidos e Japão. É uma flor de vaso bastante procurada para compor a ornamentação de ambientes e paisagismo de maneira geral.
As instruções têm o objetivo de padronizar os procedimentos técnicos, permitindo a comprovação de que a cultivar apresentada é distinta de outras já conhecidas, é homogênea quanto às características dentro de uma mesma geração e é estável quanto à repetição das mesmas características ao longo de gerações sucessivas.
Fonte: MAPA