Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Tomate


Pragas e Moléstias

Por não ser bem adaptado à nossas condições climáticas, sofrem ataques de várias pragas, mas as principais são: pulgões, ácaros, mosca branca, traça-do-tiro, brocas, tripes, etc. Ja as moléstias causadas por fungos e bactérias mais comuns são: requeima, pinta-preta, septoriose, mancha-de-estenfilium, murcha fusariana, murcha bacteriana, cancro bacteriano e talo oco; Ja as moléstias causadas por vírus, são: vira-cabeça, mosaico comum, mosaico Y e topo amarelo. Podem ocorrer ainda distúrbios fisiológicos com a podridão apical, frutos rachados ou ocos.

O melhor fungicida ainda é a Calda Bordaleza Neutra (Em 100 litros d’água coloca-se 1 quilo de sulfato de cobre (pedra azul) e um quilo de cal virgem ou 1,5 kg de cal hidratada, todos derretidos. Bem mexidos, a calda é testada: mergulha-se nela um papel anil detomassol, encontrado em drogarias. Se o azul não se modificar, a solução é neutra. Se o papel azul avermelhar, a calda está ácida. É preciso colocar mais cal, até o azul permanecer azul. A calda, assim neutra, tem que ser usada no mesmo dia, pulverizando a parte de cima e de baixo das folhas do tomateiro.

Plantas doentes: É preciso inspeção diária à cultura. Encontrando-as, arranque-as e coloque em um saco e enterre-as num buraco ou queime-as. Mantenha as mãos bem lavadas para prosseguir as vistorias.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados