Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Tomate


Tratos Culturais

Evite vento sul, Terra roxa ou terra arenosa. Corrigir o pH com aplicação de calcário. Fazer tutoramento com varas de bambú aos 25cm de altura, em “X” e esticando arame 16 em linha para fixar os tutores.

Antes do plantio definitivo, adubação deve ser reforçada com 3 a 5litros de esterco ou composto orgânico em cada cova, além de fosfato de rocha e cinzas.

Após o plantio fazer (4) quatro adubações de cobertura com esterco líquido a cada 20 dias.

Eliminar todos os brotos que nascerão nas axilas das folhas. Use Calda Boradaleza para pulverizações sistemáticas.

Calcareando todos os anos, na base de 3 ton. por hectare, num prazo de 10 anos, o pH que era 5,5 passa ser 6. Continuamente nessa mesma dosagem, de mais 10 anos essa terra será neutra, isto é pH =7. A calagem do solo é feita, esparramando esse material, antes da aração cl feita, esparramando esse material, antes da aração do solo, na base de 3 ton./ha. Com a aração, o calcáreo é incorporado ao solo.

Nunca usar um terreno em rotação, onde já foi plantado pimentão, beringela, batatinha. Que são da mesma família do tomateiro (solanacea). Nesse solo há uma abundância de pragas e moléstias, que atacarão o tomateiro. .

Os canteiros de semeadura tem uma largura padrão de 1,20 m, com comprimento variável: 2,3,5,10 metros.

Um metro linear de canteiro leva uma lata de 18 litros de esterco bem curtido, 200 gramas de superfosfato simples. As sementes são lançadas o mais ralo possível, bem espaçadas em cima dos canteiros e depois cobertas com próprio esterco peneirado. Pode-se semear em sulcos, com distancia de 10 cms. As 1 cm uma da outra. Depois de cobertas com esterco peneirado. Os canteiros semeados, são molhados constantemente até depois de germinarem, que ocorrerá em 10 dias.

Cuidados com tomateiro plantado: Em um hectare cabem 20 mil mudas (0,40X0,80). Com 15 ou 20 dias é feita a primeira adubação em cobertura, com uma mistura de adubo 4-14-8 ou 10-10-10, numa proporção de 20 ou 30 gramas por pé. Entre duas plantas se faz um pequeno buraco onde é colocado o adubo, depois de coberta com terra. Com 35 dias de idade, faz-se o estaqueamento.

Estaqueamento: Com 30 a 35 centímetros de altura, o tomateiro é estaqueado. Na cabeceira do talhão no meio de duas fileiras de tomateiro, finca-se um mourão forte e, no fim outro do mesmo porte. Na altura de 1,80 m. Passa-se um arame no. 15/16 ou 17, esticando. As estacas de bambu, roliço ou rachado ao meio são fincadas junto ao pé de tomateiro e as pontas encostadas no arame, a 1,80 m de altura e amarradas com arame, barbante, plástico etc. Nesta haste o tomateiro já com dois ramos, é amarrado com barbante, ráfia, tabôa, a 40 cms. do chão. Depois, com 40 cms de altura o tomateiro é amarrado de novo. A primeira penca de tomate aparece na altura de 20 a 30 cms. do solo. Um tomateiro como 6 pencas, é ótimo tomateiro.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados