Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Repolho


Variedades

Existem, atualmente, no mundo, centenas de variedades de repolho dos mais diversos tipos, seja quanto à forma, ao peso, à uniformidade, à cor ou ao número de dias que levam para formar a cabeça.

É comum ouvir de pessoas nomes diferentes para a mesma variedade e, também, batizarem com uma única denominação.

Comercialmente, os repolhos são classificados segundo a forma ou a cor da cabeça em: redondo, chato, pontudo ou coração de boi, crespo ou de Milão e roxo.

Nos quatro primeiros grupos, as cabeças são internamente brancas ou levemente esverdeadas ou amareladas e, no tipo roxo, a cor é roxa clara ou escura, de acordo com a variedade.

O tipo comercial de maior aceitação em nosso mercado é o de cabeça achatada, firme, branco, internamente.

As variedades do tipo crespo caracterizam-se pelo encrespamento normal do tecido das folhas. Os demais tipos, em geral, têm as folhas lisas ou onduladas.

Nas zonas de plantio, as variedades importadas, geralmente, devem ser cultivadas nos meses mais frescos do ano, o contrário acontecendo com o repolho Louco ou Sabauna que produz bem nos meses mais quentes. Assim, é possível encontrar, o ano todo, essa saudável hortaliça.

Tanto o repolho crespo como o roxo, são pouco cultivados porque são menos procurados em nossos mercados e mais exigentes nos tratos culturais. Há menor interesse, ainda, para as variedades de cabeça pontuda.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados