Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Melancia


Colheita e Armazenamento

É de suma importancia que as melancias sejam colhidas no ponto exato de maturação. Se colhidas ainda verdes, as suas qualidades são prejudicadas; se colhidas muito maduras, a resistência aos transportes é diminuida, prejudicando ainda as suas qualidades.

Há diversos modos de conhecer a maturação da melancia. O indício mais prático de maturação é a mudança de côr, especialmente da parte inferior do fruto, que se assenta no chão; de branca a princípio, passa amarelo-claro, tornando-se resistente a pressão da unha.

Além desse indício, também há outros, como a batida com o dedo: as melancias verdes emitem um som metálico, e as maduras um som ôco; apertando-se o fruto entre as mãos, um som quebradiço indica estar em ponto de colheita, a gavinha existente na áxila da fôlha de onde sai o pedúnculo, murcha com o amadurecimento do fruto.

Trinta dias depois, abrem-se alguns frutos em diferentes pontos do melancial para verificar o estado de maturação. Quando no ponto, colhem-se todos os frutos com varinhas da mesma cor.

Este processo dá firmeza ao ponto de colheita e facilita a operação, por independer de operário especializado. Outra vantagem é orientar o lavrador com antecedência de alguns dias, sobre o número de frutos a serem colhidos, o que, facilitará sua comercialização.

As primeiras horas do dia são as melhores para a colheita de melancia, tanto para determinar a maturação como para asegurar-lhe melhores qualidades. A turgescência do fruto, favorece a conservação da textura quebradiça da polpa.

A melancia suporta um armazenamento de duas até três semanas quando colhida no ponto exato e colocada em local seco.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados