Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Cenoura


Colheita e Embalagem

Ao se fazer o segundo desbaste, algumas raízes tenras poderão ser aproveitadas para vários usos domésticos, e, nas grandes plantações comerciais, para a alimentação dos animais.

As colheitas nas pequenas plantações são efetuadas a mão ou com a ajuda de enxadão. Nas grandes culturas comerciais, aconselha-se o emprego por pessoa habilitada do enxadão ou do arado, “bico-de-pato”. O melhor mesmo é arrancá-las a mão.

As plantas estão em condições de ser colhidas quando as folhas inferiores começam a amarelar ou secar e as superiores se abrem, chegando a encostar as pontas na superfície do solo.

A colheita das variedades de média precocidade, tipo “Nantes”, começa desde oitenta dias, a contar da semeadura, com cenouras ainda em crescimento e se prolonga por mais vinte a quarenta dias, quando estão bem desenvolvidas.

Na época mais fria do ano, a germinação e o crescimento são mais lentos do que quando a temperatura se eleva mais.

A produtividade da cenoura é dependente de vários fatores, já citados em capítulos anteriores a saber: variedade, clima, época de plantio, adubação, solo, tratos culturais, etc. Contudo, cultivando-se tecnicamente e usando a variedade adequada, como a Nantes, pode-se colher até 3,5kg/m2 de cenoura (sem folhas).

Embalagem: As cenouras, para venda em pequenas quantidades, podem ser lavadas e amarradas com folhas, em maços de cinco a oito, conforme o tamanho.

Para grandes quantidades, depois de cortadas as tolhas, as cenouras são lavadas e selecionadas, eliminando-se as defeituosas e com ferimentos. Deve-se usar caixas de madeiras ou plástica.

As dimensões da caixa de madeira são, em média, 35cm(altura)x 49cm(comprimento)x 24cm(largura), com peso médio de 4,3kg, comportando 438 cenouras da variedade “Nantes”, sem folhas, com peso médio de 61 gramas ainda não completamente desenvolvidas, finalizando um peso líquido total de 26,8kg. Quando as raízes são bem desenvolvidas, cada caixa comporta o peso líquido de 23 a 24 kg.

Para transporte a grandes distâncias, é mister usar gelo moído entre as camadas de cenoura ao se fazer a embalagem. Já nos ou caminhões, espalhar grandes pedaços de gelo de quinze a vinte centímetros de espessura, sobre a camada superior das caixas.

Para armazenagem recomendam-se as temperaturas de 0ºC e a umidade relativa do ar entre 90 e 95%. Empilhadas de forma a permitir a circulação de ar entre as caixas, as cenouras podem conservar-se por vários meses, porém, murcham com baixa umidade, mesmo com temperatura recomendável.

Nos refrigeradores domésticos, quando guardadas em sacos plásticos, a conservação é boa, caso contrário murcham em poucos dias.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados