Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Cenoura


Tratos culturais

A cenoura é considerada planta esgotante e sujeita ao ataque de nematóides. Por isso, deve-se planejar rotação de cultura com plantas de outras famílias botânicas. Ë recomendável plantar a cada três anos uma leguminosa (adubo verde), que é incorporada ao solo quando em florescimento.Os solos ácidos com pH abaixo de 5,5 produzirão mais e melhores cenouras se receberem calagem.

Para se aconselhar calagem do solo e formular a adubação, há necessidade de análise química de amostra representativa, que deve ser acompanhada de informações importantes, como: cor, espécie da terra, padrões vegetais predominantes, adubação e cultura do ano anterior e produção em área conhecida.

Nas terras, com boas propriedades físicas, acidez média, teores médio em fósforo e potássio trocáveis e em nitrogênio total, teor alto em matéria orgânica e cálcio trocável, pode-se aconselhar a seguinte adubação:

- esterco curtido.........................................................4 kg/m2
- adubo químico 10-10-10.....................................200gr/m2

Esses adubos devem ser incorporados ao solo, dez a quinze dias antes da semeação.

O esterco curtido de curral poderá ser substituído pelo composto curtido, na mesma quantidade, ou pela torta de mamona ou de algodão, previamente fermentada ou aplicada com um mês de antecedência do plantio, a fim de dar tempo para decomposição, em quantidade equivalente a um décimo do peso recomendado, ainda, ser substituído pelo esterco de galinha em dose correspondente a um terço ou mesmo um quarto da indicada, dependendo da sua pureza e aplicado também um mês antes do plantio.

A cenoura é semeada no local definitivo, e as sementes, sendo pequenas, dão origem a plantas frágeis, que necessitam de cuidados constantes, tais como, ressalta a eliminação do mato, que é retirado a mão, entre as plantas novas. Como essa operação é difícil e onerosa, pode tomar mais econômico, nas grandes plantações, o emprego de herbicidas seletivos, existindo óleos leves, especiais para esse fim.

A temperatura não deve estar muito alta durante a aplicação dos herbicidas ( faz-se de manhã ou à tarde), cuja última pulverização deve ser feita um mês antes da colheita, afim de que a cenoura não se impregne de qualquer gosto estranho.

A época para pulverizações, com óleos seletivos, que más sem prejudicar a cenoura, deve ser quando a planta tiver de uma a quatro folhas definitivas. O conhecido varsol, solvente derivado do petróleo, é herbicida seletivo para a cenoura.

Qualquer herbicida a ser usado, como medida de economia, só o deve quando a planta é nova, e na fileira da plantação; entre as fileiras de ser capinado. Depois que a cenoura atinge certo desenvolvimento, a sombra impede o nascimento do mato.

A fim de tornar mais econômico o emprego do herbicida, pode-se utilizar a mistura de 75% de varsol e 25% de querosene. Deve ser aplicada quando a cenoura tiver de uma a três folhas definitivas, dando bons resultados, sem deixar gosto estranho no produto colhido. Não fume ao pulverizar, pois os produtos são inflamáveis.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados