Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Cenoura


Clima e Solo

A semente da cenoura germina muito bem a uma temperatura constante de 10ºC até 30ºC. A 10ºC, a germinação inicia dezessete dias após a semeadura, e a 30ºC, aos seis dias. A 35ºC, ela é regular, entre oito e nove dias, mas a 40ºC não há germinação.

Quando, após a germinação, a temperatura se eleva bastante e há aquecimento excessivo da superfície do solo, a região do colo é queimada e muitas plantas morrem. A fim de diminuir os efeitos maléficos da forte insolação, deve-se semear em fileiras e proteger o solo, entre as plantas, com cobertura morta, como capim seco sem sementes, palha dos arrozais, etc.

Estudos efetuados nos Estados Unidos mostraram que a temperatura tem influência sobre as raízes, que apresentam melhor desenvolvimento e coloração quando a média mensal da temperatura varia de 15,5 a 21ºC. Verificou-se, ainda, que baixas temperaturas médias conduzem à formação de raízes mais compridas que o normal, acontecendo o contrário quando as temperaturas médias são elevadas.

No Estado de São Paulo, é possível colher cenoura de boa qualidade o ano todo, desde que sejam tomados os cuidados necessários ao bom êxito da cultura.

A cenoura em germinação e quando nova, é muito fraca e fatores adversos podem causar falhas na cultura. Assim, o vento excessivo, secando a superfície do solo, cria uma crosta difícil de ser rompida pela semente em germinação. Também a chuva excessiva e forte, comum no período mais quente do ano, logo após a semeação, causa a compactação do solo dificultando a germinação.

Esses dois fatores adversos podem ter seus efeitos diminuídos pela cobertura morta do solo, que será retirada ao iniciar-se a germinação.

O solo, para o cultivo da cenoura, deve ser rico em elementos minerais, matéria orgânica, profundo, com propriedades físicas ideais para que as raízes tenham rápido desenvolvimento, sem encontrar obstáculos.

Como essa planta é ligeiramente tolerante à acidez do solo, são recomendáveis os terrenos cujo pH esteja entre 5,5 e 6,8.

Os solos pesados, para produzir boas cenouras, necessitam de adubos orgânicos que melhorem suas propriedades físicas, tais como esterco curtido, composto curtido, etc.

A terra para semeação precisa ser bem destorroada. Para isso, após a aração, deve ser trabalhada diversas vezes com grade ou rastelo. Sendo as sementes de cenoura pequenas - um grama, em média, possui 950 sementes - só é possível haver boa germinação e bom crescimento em terreno bem preparado.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados