Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Criação de peruzinho - Por Fabiane Guettges

Olá! estou com uma dúvida tenho 3 peruzinhos que nasceram tem quase 1 mes, e um deles nasceu amarelo, quase igual a pintinho, so que hj, esse morreu e os outros estão parece meio desanimados e triste, sendo q eles estão com a choca, gostaria de saber o que esta acontecendo com eles, sendo q dou tudo q precisam, raças, verde, ovo cozido. agradeço se me responderem

20/12/2004 15:07:38
Luis Fernando

realmente perus são bem enjoados, morrem mais facil q outras aves parece, ainda mais peruzinhos qdo criei, foram chocados e criados em galinha, e como eu ja sabia q eram enjoados, antes de nascerem lavei um comodo pequeno no sitio, desinfetei com creolina e cobri com cerragem, parece q funcionou bem se o problema realmente for alguma contaminação espero q isso ajude

28/05/2006 15:55:25
MARIA TEREZINHA DE ANDRADE

Olá, minha perua estava com 9 peruzinhos quando a cadela pitbull a matou, resolvi cuidar dos peruzinhos sozinha, e passei a alimentá-los com uma papa feita assim, leite 1 ovo e farinha de mandioca torrada branca, faço um mingau grosso, pq se ficar mole eles se sujam e podem facilitar a transmissão de doenças com as moscas que pousam nos residuos do alimento, ração inicial por 1 mes e crescimento a partir daí, a ração é permanente, o mingau 4 vezes ao dia (eles adoram) a cada 3 ou 4 dias, cozinho ovo e esmago bem, e dou substituindo uma porção de mingau.O único problema que enfrentei foi uma doença chamada Bulba, pq eu não os vacinei no prazo certo. Estou testando uma forma de combate que de início está dando certo, pois as pelotas estão caindo, se o resultado for satisfatorio, entro em contato novamente e passo a formula. Boa Sorte para voce com seus peruzinhos.

16/01/2007 20:02:12
jonas fernandes da silva

Resposta: Eu crioperus aqui em minha casa. São aves bem sensíveis que não gostam de umidade e vento. Nas primeiras semanas, é bom dar ração inicial de crescimento e de preferencia chocar em galinhas ou se não puder;tirar da Perua mãe assim que nascerem e colocar exposto a luz para serem aquecidos, pois a perua pode pisa em cima dos filhotes, pois estes são bem sensíveis. Devem tb tomar medicamentos contra doenças como diarréia , picarra, dentre outras.........

22/04/2008 17:04:17
ork gandalf

Olá, vi que algumas pessoas aqui mencionaram a vacina contra a bulba. Temos uma pequena prole com 4 peruzinhos e 2 estão com bulba, 2 já morreram. Ontem, tinha um já bem molinho e não conseguia mais acompanhar a perua. Tinha um pelote enorme do lado do bico e já afetando o olho. Sem saber o que fazer, passei um pouco de rifocina e parece que foi bom, porque ele melhorou a vivacidade de um dia para outro. Para evitar a bulba, temos ministrado terramicina na água mas, normalmente, a gente só faz isso depois que a bulba começa a aparecer. gostaria de saber a forma correta de evitar essa doença, como tratar com antecedência e, se existe algo mais efetivo do que a terramicina. Muito obrigado. Orks.

26/10/2009 12:04:55

Você só pode comentar se estiver logado.

Email:
Senha:

Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados