Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

reforma agrária - Por Jorge Mendonca


É de extrema hipocrisia acreditar que a reforma agraria seja possivel no nosso país. Não depende apenas do governo e muito menos das pessoas que estão envolvidas no setor, mas depende fundamentalmente dos grandes proprietarios que evidentemente não irão abrir mão dos seus milionarios negocios para uma parcela excluida social e "agrariamente" !

04/10/2004 11:11:07
Leticia de Abreu Faria-Zoot Jr

Caro Jorge Mendonça, Sua posição a este assunto é evidente em seu texto, sabemos que para a reforma agrária funcionar no Brasil ainda vai demorar muito. É óbvio que os grandes produtores nunca irão concordar com a reforma agrária, mas vamos concordar que esta reação seria normal em todos os países, sendo assim, é necessário uma concientiazação dos integrantes dos movimentos sem terra que eles têm direitos em reinvindicar terras e que devem ser merecedores deste objeto. Assim também, deveria haver concientização de nossos líderes políticos para que estes percebecem as terras que são ocupadas indevidamente e tivessem a noção de que é preciso formular e "por em prática" programas de reforma agrária oferecendo a terra a quem merece como direito desta pessoa e nunca como uma caridade.

04/01/2005 23:12:44
Sérgio Ricardo Braga da Silva-Geógrafo

Pois é meu amigo, acho que não depende exclusivamente dos propriétários de terra como você diz, mas sim das pessoas diretamente interessadas nesta causa. O problema é que quem mais precisa da terra é excluído socialmente e politicamente, não tendo portanto consciência dos reais motivos pelos quais estão sendo explorados. Portanto é uma massa fácil de ser manipulada e de inculcar em suas cabeças as opniões dos dominantes. Mas a partir do momento em que essa massa se torna politicamente consciente e organizada, o poder de luta e reivindicação passar ser muito maior, uma vez que a classe que detêm o poder pode até continuar dominando, só que não engana mais, pois estarão agora lidando com pessoas dispostas a brigar "pelo que é seu" e o que é melhor: os excluídos estão em maioria!

20/02/2005 11:05:34
Kleber de Oliveira Souza

Caro Jorge Se em nosso pais não escruir do sistema politico pessoas com pensamento igual ao seu nada ira dar certo. Pois deve se mudar a consiencia não so de quem luta pela terra mas tambem de pessoas como voce.

28/02/2005 16:37:26
Renato

Jorge, hoje esta acontecendo mais uma crise na agricultura, produtores fazem manifesto, devido alto preços dos insumos e a decadência do preço dos Grãos. Isso acontece devido variação do dolar, falta de chuva e outros. "mas eles querem é que todo ano seja l00% e em vezes de comprar seus insumos avista, preferem entrar em financiamentos milhonarios de colhetadeiras, tratores, etc." Temos que ver o Brasil não país de primeiro mundo, e esta sujeito as estas variações todo ano. Enfim resolvem fazer manifestações, pedir ajuda ao governo. E acha um absurdo quando houve falar de reforma agrária, nisso percebemos que até os grandes produtores precisam de ajuda, e são ajudados. Mas quando eles "produtores rurais", houvem falar de reforma agrária, simplesmente fecham os olhos, e tampa os ovidos.

02/03/2005 10:35:51

Você só pode comentar se estiver logado.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados