Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Os Perus - Por Milton Ubirajara de Moura Ferraz

Olá quero tirar uma duvida !Pode uma perua chocar ter se acasalar ?A nosso tá chocando .mas não consegui observar o acasalamento...

28/09/2013 13:28:49
Luis Fernando

Olá. O cruzamento/acasalamento é uma cena rara de se ver nos perus. No entanto, dá pra você saber se o macho está procurando cumprir seu papel: ele abre roda (se incha todo e arrasta asas) rodeando e mirando as fêmeas. Se isso ocorrer, você não precisa ficar preocupado. Diferentemente dos galos/galinhas em que o cruzamento se dá à força pelo macho, o dos perus acontece quando a perua quer, depois de estimulada pelo macho (com a sua dança/ritual); ela praticamente se enfia debaixo das asas dele numa dança em círculos até que ele finalmente suba em cima dela...
Mas mesmo que seus bichos não tenham cruzado, você pode arriscar deixar seus ovos chocando até o final. Isso porque dizem que os perus podem nascer de partenogênese (filhos da mãe, sem necessidade de pai, reprodução assexuada): http://caisdegaia.blogspot.com.br/2007/01/alguns-perus-so-verdadeiramente-filhos.html

12/01/2014 23:23:35
Milton Ubirajara de Moura Ferraz

Muito obrigado por você ter tirado minha duvida !Ela realmente na primeira vez entrou no choco mas os ovos dela Perua não eclodiram mas como eu coloquei junto a ela ovos de marreca esse nasceram, e agora ela esta choca de novo e desta vez eu acompanhei o acasalamento ,ela esta com seis ovos dela e quatro de marreca !Beleza agradeço mais uma vez...

14/01/2014 22:05:37

Você só pode comentar se estiver logado.

Email:
Senha:

Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados