Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

mandioca - Por Helio Pires de Mesqauita Jr

Eu posso consorciar amendoim com mandioca sem perder a qualidade de produção deles

29/04/2004 11:34:17
Paulo Junqueira

Olá helio, meu nome é Diogo Moreira. O cultivo da mandioca como todo mundo ja sabe tem um espaçamento grande na linha. este espaço pode sim ser usado por uma outra cultura, a pequena quebra na produção se tornará em lucro ao colher o consórcio. Outro lado positivo é que o amendoin é uma Leguminosa, ou seja, possui associações simbióticas na Raíz (Raíz-Bacterias) estas bacterias fixam nitrogenio atmosférico e o deixam na forma de amonia, nitrito, ou nitrato (formas que a planta consegue absorver o nitrogenio). Isto substituiria e muito ou reduziria a zero o gasto com uréia. Outro aspecto é que o consorcio aumenta a deversidade da lavoura, ou seja, quanto maior diversidade maior equilibrio, O amendoin por exemplo pode abrigar muitos inimigos naturais das \"pragas\" da mandioca e vice-versa. Como o espaçamento é maior, a incidencia de plantas invasoras pode ser muito reduzida com o cultivo do amendoin, isto reduziria tambem a numero de capinas e maior fertilidade do solo, uma vez q a chuva não irá incidir diretamente no solo bem como o sol. Isso tudo deve ser levado em conta, pois apesar da pequena \"quebra\" na produção esta quebra pode ser compensada com o reduzido numero de Capinas e de aplicação de Nitrogenio (uréia). Alem de tudo você estará protegendo seu solo e aumentando sua renda. espero ter ajudado

16/06/2004 18:23:56

Você só pode comentar se estiver logado.

Email:
Senha:

Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados