Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Como manejar enxame p reformar as caixas - Por Eduardo Beato

Por favor. gostaria de saber como devo manejar os enxames que estão nas caixas velhas e coloca-los em novas caixas? acabei de mudar as caixa de lugar, e me parece que os enxames ficaram meio bravo... isso é normal ?.. por quanto tempo??
muito obrigado.

10/05/2010 09:17:47
Eduardo Beato

A todos que responderam minha dúvida... muito obrigado... mas ja aprendi por mim mesmo.. as abelhas não quiseram aguardar 1 ano por uma resposta.. vlw
se vcs quiserem uma aula de solidariedade.. assistam meus vídeos no youtube (sigam o exemplo) ok?
vejam aqui...http://www.herbanario.com.br/membro_eduardo_beato.htm

17/03/2011 19:27:12
oscar roberto pfau

não se muda caixa de lugar qdo se muda os quadros do ninho!!! Vc tras a nova caixa ,ao lado da antiga , com a intensão de por os quadros ,na mesma ordem que estavam na caixa velha. Mas excessos ,favos velhos podem ser retirados ,recortados inclusive ou substituidos por lamina nova Dos dez quadros do ninho vc tem mel-polen ,de ambos os lados e dai começa as crias e veja que vão do centro para fora ,são 6 quadros , que vc ve se fechando os operculos ,na medida que a cria vai crescendo no interior do favo.Na mudança , a sequencia da dispoição é essencial. Continuo dizendo que o amigo deve ir para um curso de apicultura,esta fazendo errado! na medida que vc avança para fora do centro do ninho, as crias vão se fechando ,ora é por questão de temperatura ,a rainha e as operarias estão coesas pelos feromonios e amor as crias,amigo, no centro do ninho!!!! Apos a transferencia ,vc tira o ninho velho,sem os quadros e ldeixa a nova caixa ,na mesma posição do anterior .O ninho velho leve para mais de 400mts ,elas irão lamber o mel ,dai vc recolhe. Derreta toda cera ,raspe o propolis , lave ,reforme o ninho velho e siga ,com cuidado-Oscar

17/03/2011 19:36:47
Eduardo Beato

Muito obrigado...pelas dicas..agradecido mesmo..mas claro q ninguem tem a obrigação de responder dúvidas de intermautas, na mesma hora que se precisa, fui apanhando e pesquisando e cheguei a esta conclusão ensinada pelo amigo... naquela epoca estava com 6 caixas ativas e hoje já estou com 22 tudo na paz.. (de coração obrigado)

18/03/2011 06:59:11

Você só pode comentar se estiver logado.

Email:
Senha:

Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados