Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Criação de Iilápias em Tanques-Redes de Agua Parada - Por Claubert Gomes Batista

Olá amigos.
Sou novo na área de piscicultura, e gostaria de tirar algumas duvidas a respeito da criação de tilápias em tanques com água parada.
Vou dar o enredo da situação para entendimento geral, e logo após coloco as minhas questões

Tenho uma propriedade pequena(8ha)e nela tenho água de poço artesiano a 14 metros de profundidade apenas e a água é em abundância, não falta, quanto mais a utilizo para irrigação, mas água o poço possui.
Quero ter outra fonte de renda na propriedade, desta forma resolvi pesquisar por criação de tilápias em tanques.

Pretendo construir um pequeno tanque (10,00m x 5,00m x 2,00m) inicialmente para criação de tilápias para comercialização. Dependendo do retorno e da experiência que terei neste primeiro momento, estarei ampliando gradativamente dobrando a produção com o passar dos anos.

Penso que este tanque será criado na terra, ou seja, vou fazer um buraco (10 x 5m x 2m), colocar uma lona e cobrir com areia uns 30 cm.
Desta forma tentarei impermeabilizar um pouco o vazamento da água, mas creio que aos poucos este tanque irá ficar mais solido e o vazamento tenderá a parar.
Neste tanque pretendo encher com a água do poço (sei que água de poço é fraca em oxigenação, e esta e uma das minhas dúvidas que apresentarei abaixo).

Quero fazer umas 4 gaiolas-redes (2m x 4m x 1,5m) para criar as tilápias dentro desse tanque.

Estou querendo as gaiolas-redes pois consigo prender as tilápias no tanque, e assim controlo um pouco o roubo dos peixes. Se fosse aberto qualquer chegaria sem muita dificuldade e pescavam alguns. Prendendo nas gaiolas, somente quem eu determinar poderá abrir as gaiolas e assim consigo controlar a produção. Na forma de gaiolas facilitará a minha vida no momento da despesca.

Outra coisa importante, lendo a respeito do assunto, vi que a criação de tilápias e camarões em conjunto no mesmo ambiente é extremamente válida, pois o camarão sobrevive dos restos das tilápias e permanecem no fundo do tanque, e as tilápias ficam na parte de cima do tanque.

Bom, agora vou listar minhas dúvidas.

1 - Tudo isso que comentei acima é viável?
2 - Esse tanque criado somente com terra e lona conseguirá segurar a água por um bom tempo, isso terei que fazer em alvenaria mesmo?
3 - Para oxigenar a água proveniente do poço, bastaria criar uma cascata ao longo do percurso da água do poço até o tanque? ou bastaria que a água entrasse em contato direto com o ar sem muita necessidade de turbulência durante este percurso?
4 - Como faço para manter a oxigenação da água do tanque, pois a água será parada e somente será renovada para completar o nível que evaporou ou vazou.
5 - Qual a quantidade de tilápias por metro cúbico que tenho que armazenar nessas gaiolas? devido as dimensões citadas acima, qual a quantidade de produção que devo utilizar?
6 - Posso mesmo utilizar as 4 gaiolas de tilápias e no resto do tanque, sem utilização de gaiola criar abertamente camarões? Precisarei de alguma ração específica para os camarões? ou somente a ração da tilápia é suficiente?
7 - Qual o custo de ração que terei por mês, aproximadamente, para a criação nessa medida citada acima?

Bom, como vocês notaram sou bem iniciante mesmo, e estou bastante interesso no assunto, por isso tenho lido bastante acerca disso, porém algumas informações eu ainda não consegui encontrar. Desta forma agradeço antecipadamente a atenção de vocês e sugestões sobre o caso, são muito bem vindas.
Muito Obrigado.

05/04/2010 17:12:29
Eduardo Diegues

ola caro amigo, sou representante da maxtelas ( fabricante de telas e tanque rede). qualquer duvida em relação a aquisição de tanque rede, entre em contato comigo ok?
abraços
Eduardo
eduardo.diegues@maxtelas.com.br

11/07/2011 08:46:52

Você só pode comentar se estiver logado.

Email:
Senha:

Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados