Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Criação de Iilápias em Tanques-Redes de Agua Parada - Por Claubert Gomes Batista

Olá amigos.
Sou novo na área de piscicultura, e gostaria de tirar algumas duvidas a respeito da criação de tilápias em tanques com água parada.
Vou dar o enredo da situação para entendimento geral, e logo após coloco as minhas questões

Tenho uma propriedade pequena(8ha)e nela tenho água de poço artesiano a 14 metros de profundidade apenas e a água é em abundância, não falta, quanto mais a utilizo para irrigação, mas água o poço possui.
Quero ter outra fonte de renda na propriedade, desta forma resolvi pesquisar por criação de tilápias em tanques.

Pretendo construir um pequeno tanque (10,00m x 5,00m x 2,00m) inicialmente para criação de tilápias para comercialização. Dependendo do retorno e da experiência que terei neste primeiro momento, estarei ampliando gradativamente dobrando a produção com o passar dos anos.

Penso que este tanque será criado na terra, ou seja, vou fazer um buraco (10 x 5m x 2m), colocar uma lona e cobrir com areia uns 30 cm.
Desta forma tentarei impermeabilizar um pouco o vazamento da água, mas creio que aos poucos este tanque irá ficar mais solido e o vazamento tenderá a parar.
Neste tanque pretendo encher com a água do poço (sei que água de poço é fraca em oxigenação, e esta e uma das minhas dúvidas que apresentarei abaixo).

Quero fazer umas 4 gaiolas-redes (2m x 4m x 1,5m) para criar as tilápias dentro desse tanque.

Estou querendo as gaiolas-redes pois consigo prender as tilápias no tanque, e assim controlo um pouco o roubo dos peixes. Se fosse aberto qualquer chegaria sem muita dificuldade e pescavam alguns. Prendendo nas gaiolas, somente quem eu determinar poderá abrir as gaiolas e assim consigo controlar a produção. Na forma de gaiolas facilitará a minha vida no momento da despesca.